São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exame pode detectar câncer na próstata

DA REDAÇÃO

Medir a quantidade de uma substância no sangue reduz a necessidade de retirar pedaços da próstata para verificar se há câncer (biópsia), diz uma pesquisa na revista da Associação Médica Americana ("Jama") de hoje.
Os autores do estudo, da Universidade de Washington (EUA), mediram a porcentagem de uma substância conhecida como PSA (antígeno específico da próstata) no sangue para avaliar os tumores.
"Medidas da concentração de PSA livre (no soro sanguíneo) podem reduzir biópsias desnecessárias em homens selecionados", escreveram os médicos.
O estudo incluiu 113 homens com mais de 50 anos. Todos os voluntários já haviam feito biópsia e exames de ultra-som da próstata.
A porcentagem média de PSA livre foi 9,2% nos homens com câncer e próstata de tamanho normal, 15,9% em homens com câncer e glândula aumentada e 18,8% em homens que só tinham tumor benigno. O estudo sugere essa medida pode avaliar o tipo de tumor.

Texto Anterior: Vacina contra a hepatite B passa em testes
Próximo Texto: Arqueólogos acham esfinge em Alexandria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.