São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Netscape quer mudar cara da Internet

HEINAR MARACY
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Netscape Communications está colocando à disposição dos usuários da Internet a primeira versão para testes (beta) da nova geração de um dos mais utilizados programas para navegação na WWW (World Wide Web, a parte de acesso gráfico da Internet): o "Netscape Navigator 2.0".
Com apenas um ano de existência, o "Navigator" é um sucesso estrondoso graças à estratégia de marketing usada pela Netscape para popularizá-lo: distribuir o programa gratuitamente pela Internet.
A versão 2.0 continua com essa prática. O interessado pode usá-la por 90 dias. Depois, é convidado a comprar a versão comercial.
Segundo a Netscape, com a tecnologia chamada Live Objects -que está desenvolvendo em conjunto com empresas como Apple, Adobe e Macromedia- os usuários do "Navigator" poderão assistir animações e filmes digitais e interagir com as páginas da Web.
Essas tecnologias ainda não estão disponíveis. Deverão ser incluídas na versão final, com previsão de lançamento para este ano, ao preço de US$ 49. O programa terá versões para Mac, "Windows" (3.1 e 95) e Unix.
Mas as inovações apresentadas pela versão beta já dão muito o que falar. Acompanhe algumas. Telas - É possível criar páginas de WWW com várias regiões independentes, com barras de rolamento que podem estar em URLs (os endereços dos computadores da Internet) diferentes.
Isso pode mudar totalmente o layout das páginas da Internet e acabar com o clima de compatibilidade da rede. Páginas elaboradas com o soft não poderão ser lidas por outros navegadores. Velocidade - A 2.0 é mais rápida que a versão anterior. Traz também uma novidade polêmica: o formato Progressive JPEG. Permite mostrar imagens com mais rapidez que com o formato GIF, mas é incompatível com os leitores de imagens JPEG de hoje.
E-Mail e News - A versão 2.0 integra, de forma elegante e intuitiva, o uso de correio eletrônico e participação em newsgroups (grupos que discutem determinados assuntos via Internet). Dessa forma, a Netscape poderá vender seu "Navigator" como uma solução completa de acesso a Internet, como o 'Internet In a Box".
Os interessados em experimentar o "Navigator 2.0" devem lembrar que a versão disponível na Internet é para testes, estando sujeita à apresentação de problemas.
A Netscape até instituiu um Concurso de Bugs, que oferece brindes e prêmios em dinheiro para quem achar problemas no programa. O endereço na Internet é http://home.netscape.com.

Texto Anterior: Cores da era digital enfeitiçam as crianças
Próximo Texto: Soft oferece os endereços
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.