São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mestres japoneses mostram pipas em parque

BETINA BERNARDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Vinte e três mestres-artesãos do Japão participam amanhã no parque Villa-Lobos (zona oeste) do Festival de Pipas Japonesas Takô-Aguê Taikai, em comemoração ao centenário do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.
Os mestres trouxeram oito tipos de pipas, num total de 250 unidades. A primeira a ser mostrada será a sequencial. É um conjunto de 200 pipas em formato de losango dispostas no mesmo fio, chegando a medir 500 m de comprimento.
Outro tipo será a hexagonal (de seis lados). Essa pipa mede 2 m de altura e 1,80 m de comprimento, é decorada com motivos japoneses e tem uma rabiola de 30 metros.
Uma das pipas mais tradicionais só poderá ser mostrada se as condições atmosféricas forem favoráveis. É a retangular, de 2 m de altura e 1,60 m de largura.
Ela é estampada com desenhos de guerreiros japoneses e feita de bambu. Por ser pesada, é sustentada por 17 fios.
A fricção dos papéis no bambu produz sons que só podem ser originados, segundo o mestre Masaaki Modegui, presidente da Associação de Pipas do Japão, por essa pipa.
Durante o festival, brasileiros e japoneses confeccionarão em conjunto papagaios exclusivos para o evento. Um deles será de formato hexagonal, medindo 4 m x 3 m.
A cauda terá 80 cm de largura e 14 m de comprimento e nela serão escritas mensagens homenageando o centenário.
O festival, que é uma promoção do Brazilian Kite Club e conta com o apoio da Secretaria Estadual da Cultura, acontece das 11h às 17h e a entrada é gratuita.
Quem quiser, pode levar levar alimentos não-perecíveis para colaborar com a Campanha do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

INFORMAÇÕES - Tel. 279-5922.

Texto Anterior: Inglesa vai ajudar a limpar praias de Natal
Próximo Texto: Artesão mantém tradição milenar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.