São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 1995
Próximo Texto | Índice

Falências voltam a crescer em outubro

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

O número de falências requeridas voltou a crescer na cidade de São Paulo neste mês.
Nos primeiros 18 dias de outubro, foram registrados 536 pedidos de falência, 11,7% mais do que em igual período de setembro, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Falência requerida é quando um credor pede ao juiz que determine o fechamento da empresa devedora para receber o que lhe é devido.
"O total de falências em outubro deve ficar muito próximo do de agosto", diz Emílio Alfieri, economista da entidade.
Agosto fechou com 1.197 pedidos de falência, recorde histórico em 35 anos. Em setembro, o total de falências requeridas recuou para 1.107.
Segundo Alfieri, o número de falências requeridas voltou a crescer neste mês porque o governo não deu continuidade às medidas de flexibilização ao crédito para injetar mais recursos na economia.
"Houve a redução dos depósitos compulsórios dos bancos junto ao Banco Central (BC) nos últimos meses, mas o dinheiro ficou empoçado nos bancos e não foi repassado para as empresas."

LEIA MAIS
sobre falências na pág. 2-9

Próximo Texto: Com o xerife; Outra conversa; Sobrevoando o fato; Olho do credor; Disposição reafirmada; Troca de idéias; Três palpites; Novo capítulo; Munição do fiscal; Quem fornece
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.