São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem é Willy Claes

DA "FRANCE PRESSE"

Willy Claes é uma das figuras mais influentes na política belga. E o ponto alto de sua carreira foi a nomeação para assumir o comando da Otan (a aliança militar ocidental), em outubro de 1994.
Compositor e diretor da orquestra sinfônica belga, atividade que exerce paralelamente a seu trabalho na aliança, Claes surgiu no cenário político em 1968.
Foi neste ano que ele se tornou membro do Partido Socialista Flamengo, um dos que compõem a coalizão de centro-esquerda do atual governo da Bélgica.
Claes foi ministro da Educação (1972-73) e da Economia (1973-74, 77-81 e 81-92). Nos anos 70, também foi vice-primeiro-ministro, cargo que voltou a ocupar entre 1990 e 1992, quando era o chanceler da Bélgica.
Baixo e sempre usando roupas engomadas, Willy Claes esconde, por trás de seus óculos e de seu sorriso tímido, um caráter forte.
"É um guerreiro", afirma um de seus aliados políticos, para explicar a persistência do secretário-geral da Otan em não abandonar o cargo apesar de insistentes pedidos, tanto da Bélgica quanto dos países que fazem parte da aliança militar ocidental.
Claes já foi chamado outras três vezes pela Justiça para explicar seu envolvimento no caso Agusta.

Texto Anterior: Bélgica autoriza julgamento de Claes
Próximo Texto: Ieltsin ataca expansão da Otan ao Leste e decide demitir chanceler
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.