São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisadores discutem lei para regular uso de cobaias

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

Pesquisadores e representantes de sociedades protetoras de animais estão preparando um projeto de legislação federal para disciplinar o uso de animais como cobaias em experiências científicas.
Países como EUA e Canadá já dispõem de leis sobre o assunto, segundo Judith Kloetzel, coordenadora da Comissão de Ética do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal, entidade formada por pesquisadores que utilizam cobaias em seus experimentos.
A proposta, discutida na semana passada em uma jornada científica na Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Botucatu (225 km a noroeste de São Paulo), terá de ser aprovada pelo Congresso.
O debate está sendo acompanhado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que vai ajudar na implementação da lei.
Os pesquisadores brasileiros utilizam como cobaias para testes em laboratórios animais, como camundongos, ratos, coelhos, cães, macacos e sapos.
Kloetzel, que também é professora do Instituto de Medicina Tropical da USP (Universidade de São Paulo), disse que a legislação vai tratar principalmente da questão do sofrimento das cobaias durante e após as experiências.
Segundo ela, a recomendação para o pesquisador é evitar o sofrimento das cobaias, uma das principais preocupações das sociedades protetoras de animais.
"Devemos nos preocupar em usar anestesias nas cobaias, para evitar a dor. Se isso ocorrer, a prática da eutanásia (matar o animal para evitar que sofra com a dor) é recomendável", afirmou.
"As sociedades protetoras de animais estavam preocupadas com o uso de cobaias sem controle."
Segundo ela, os setores científicos ficaram preocupados com a possibilidade de se estabelecerem restrições ao uso de cobaias, o que implicaria prejuízos à pesquisa científica. "Daí, decidimos discutir a questão, a fim de estabelecer uma série de regras."

Texto Anterior: Projeto obteve unanimidade
Próximo Texto: Escolas vão reservar vagas para deficientes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.