São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turmas rivalizam só no estilo de dança

RONALDO SOARES
DA REPORTAGEM LOCAL

Se os bailes do Rio ficaram associados à violência, por causa de brigas entre galeras rivais, os de São Paulo se caracterizam por outro tipo de duelo: turmas de dançarinos disputam, cada qual com sua coreografia, a supremacia das pistas de dança.
Os desafios mais frequentes ocorrem entre os Bate-Cabeça e os Lagatixas.
Os primeiros seguem o estilo "skate wear" (camisa e bermuda largas, tênis velho e boné), gostam de rap e usam passos de dança mais ousados.
Já os Lagartixas são os herdeiros do antigo break (estilo de dança surgido no início dos anos 80). Usam roupas sociais, não têm preferência quanto a estilo musical e adotam passos de dança mais técnicos.
Durante os bailes, o "confronto" começa quando as turmas abrem uma roda no meio do salão. Um Bate-Cabeça faz um "parafuso" (ver quadro) e aponta o indicador para um Lagartixa. É a senha para que seu "rival" ocupe o centro da roda e tente superar a dança do desafiante.
Segundo a DJ Kátia Santos, a disputa é pacífica. "Embora às vezes o clima fique meio pesado, eles estão apenas se divertindo."

Texto Anterior: ROTEIRO BLACK
Próximo Texto: Sucesso faz rapper carioca sair de favela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.