São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Séries mostram história da TV e sua fascinação pela ciência

DA REPORTAGEM LOCAL

No momento em que as TVs pagas parecem se apegar à formula dos filmes baratos ou dos sucessos reprisados, existe a chance do telespectador assistir um pouco da história da TV americana nas antigas séries exibidas no Brasil.
Uma história que é contada por produções feitas na década de 60 e que seguem, quase que exclusivamente, as idéias de um dos maiores gênios da história da televisão -Rod Serling- e seu "Twilight Zone".
Exibido no Brasil nos anos 60 como "Além da Imaginação", e hoje reprisado todas as semanas pela Fox em sua nova versão, feita em 1985, a série foi criada pelo produtor, roteirista e diretor Rod Serling para a CBS.
O primeiro episódio da série foi ao ar em 1959 e mostrava a história de um homem que se encontra desmemoriado e sozinho em uma cidade fantasma.
Com o título de "Onde Estão Todos", já mostrava a fórmula que Serling usaria por cinco anos: episódios de meia hora que pudessem explorar o que ele mesmo acreditava ser "o fantástico".
Trabalhando cuidadosamente os vários gêneros da ficção, como o terror, o policial ou o romance, Serling rompia com um dos maiores dogmas da TV do seu tempo. A idéia de que uma história contada teria, obrigatoriamente, que ter uma explicação ou sentido. Com uma produção barata e apoiada quase que exclusivamente em seus roteiros, todos os filmes de "Além da Imaginação" se esforçavam para que o pequeno espaço da tela se transformasse em um lugar fora do comum.
A nova versão exibida no Brasil tenta reavivar o conceito criado por Serling, apesar de prescindir de uma circunstância, o início da TV, que o fomentou.
Conceito este que foi assimilado por outras redes americanas, com vários seriados sendo criados em seu rastro. Vários, também, exibidas pelas TVs pagas.
Se Serling foi a infância da TV, "O Túnel do Tempo" e " Viagem ao Fundo do Mar" poderiam ser a adolescência.
O mesmo padrão de baixos orçamentos persiste nessas produções, só que o "inacreditável" dá lugar a fascinação pela ciência.
Assim como "Terra de Gigantes" e "Perdidos no Espaço", também reprisados, "Túnel" e "Viagem" mostram, em seus enredos, uma experiência científica que terminou em desastre. Uma esquema que seria, hoje, reaproveitado em uma das séries de maior sucesso atualmente em todo mundo: "Arquivo X".

"Além da Imaginação", "O Túnel do Tempo", "Perdidos no Espaço", "Terra de Gigantes" e "Viagem ao Fundo do Mar" são exibidos pela Fox TV; "Arquivo X" é exibido pela Fox e Rede Record

Texto Anterior: Maestro dos Beatles tocará em SP
Próximo Texto: Olho no futuro; Teste; Talento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.