São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995
Próximo Texto | Índice

Computação gráfica dá vida a pinguins

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem vê na TV o comercial do drops Halls sem açúcar, da Warner-Lambert, não se dá conta do trabalho necessário para produzir esse filme de 30 segundos de computação gráfica.
Todo produzido em computadores Silicon Graphics, o comercial envolveu um complexo trabalho de modelagem e animação 3D, realizado pela Vetor Zero.
"O maior problema foi a modelagem dos pinguins, diz Marcos Smirkoff, um dos responsáveis pelo projeto. "O cliente queria exatamente o mesmo pinguim utilizado em um comercial americano, mas a empresa que o produziu não quis vender o modelo original.
A Vetor Zero comprou então um modelo 3D de pinguim da ViewPoint, uma das maiores empresas de bancos de dados de imagens 3D do mundo, e o modificou ponto a ponto, até que ficasse idêntico ao pinguim original.
Um modelo simplificado foi utilizado para criar a animação no programa "Explore", da Wavefront. A renderização (aplicação de textura e iluminação) demorou três dias. O filme termina com o pêlo branco do pinguim caindo, uma animação de partículas criada no "Explore".

ONDE SABER MAIS
VETOR ZERO: tel. (011) 64-648

Próximo Texto: Conheça a Silicon
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.