São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995
Texto Anterior | Índice

Escritor britânico Kingsley Amis morre em Londres aos 73 anos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Morreu ontem no hospital St. Pancras de Londres o escritor britânico Kingsley Amis, aos 73 anos.
Nascido em 16 de abril de 1922, em Londres, Reino Unido, Amis foi rotulado no início de sua carreira como um dos "Angry Young Men", grupo de escritores ingleses do pós-guerra.
Seu primeiro romance, "Lucky Jim" (1954), sátira da vida acadêmica, foi um grande sucesso.
Amis foi casado três vezes e teve três filhos no primeiro casamento. Sua segunda mulher, a escritora Elizabeth Jane Howard, o deixou em 80. Nos últimos anos, dividia uma casa em Londres com sua primeira mulher, Hilary Bardwell, e o terceiro marido dela.
Amis entrou no curso de inglês do St. Johns College, da Universidade de Oxford, em 1941, onde se tornou grande amigo do poeta e romancista Philip Larkin (morto em 1985). Serviu durante três anos na Segunda Guerra Mundial.
Em 1949 Amis se tornou professor da Swansea University. Deixou a instituição 12 anos depois, por uma cátedra no Peterhouse College, em Cambridge.
Em 1963, já estabelecido como escritor, Kingsley Amis mudou-se para Londres. Alguns de seus livros, como "Lucky Jim" (1954), "Aquele Sentimento Incerto" (1955) e "Take a Girl Like You" (1966), foram adaptados para o cinema. O escritor recebeu a condecoração de "Commander of the British Empire" em 1981.
Martin Amis, seu filho, também é um escritor premiado e de grande renome.

Texto Anterior: NOTAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.