São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adiada reunião Zéroual-Chirac

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

Os presidentes da França, Jacques Chirac, e da Argélia, Liamine Zéroual, cancelaram ontem o encontro que teriam hoje em Nova York, durante as comemorações do aniversário da ONU.
A reunião entre os dois era considerada uma das mais importantes entre os vários encontros bilaterais que estão acontecendo paralelamente aos discursos no plenário.
Esse seria o primeiro encontro entre chefes de Estado dos dois países desde dezembro de 1990.
A idéia do cancelamento partiu de Zéroual. Ele não explicou por que desistiu do encontro.
O anúncio de que os dois se reuniriam em Nova York foi criticada tanto na França quanto na Argélia.
A tensão entre os dois países vem aumentando por causa da recente onda de atentados a bomba na França, atribuída a guerrilheiros que combatem o governo militar da Argélia.
O presidente argelino assumiu o poder em um golpe em janeiro de 1992. Os ativistas acusam o governo francês de apoiar o regime militar argelino.
Ontem em Relizane (230 km a oeste de Argel, Argélia), um carro-bomba matou oito pessoas e deixou 62 feridas. As autoridades atribuíram o atentado à guerrilha islâmica.
(DF)

Texto Anterior: Clinton quer campanha mundial anticrime
Próximo Texto: Jantar abre a comemoração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.