São Paulo, terça-feira, 24 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleito substituto de Von Helder

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A Igreja Universal já escolheu o substituto do bispo Sérgio Von Helder, que deu chutes na imagem de Nossa Senhora Aparecida.
O novo dirigente da Universal em São Paulo será o bispo Paulo Guimarães, 39. Ele está na igreja desde sua criação, há 18 anos. Foi o fundador da Universal em Portugal e estava nos EUA até ser indicado substituto de Von Helder.
O nome de Guimarães foi definido em reunião que a cúpula da Universal realizou em Buenos Aires, Argentina, nos dias 19 e 20, com a presença de Edir Macedo.
Entre os participantes do encontro estava Von Helder, afastado de suas funções por ter agredido a imagem de Nossa Senhora.
Guimarães assumirá uma das funções mais importantes da Universal no país. Além de São Paulo, ele será responsável pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Essa estrutura será mantida até o próximo ano, quando começará a ser implantada outra decisão do encontro realizado em Buenos Aires: a maior pulverização do poder dentro da igreja.
A Universal pretende aumentar o número de bispos em todo o mundo e dividir os bispados existentes. No Brasil, eles devem passar de 18 para 23.
O bispo que hoje fica em São Paulo dividirá seu poder com mais dois colegas, um responsável pelo Paraná e Santa Catarina e outro pelo Rio Grande do Sul. O mesmo ocorrerá em outras regiões.
No exterior também haverá maior divisão de poder. Será indicado um bispo exclusivamente para o Leste Europeu. Atualmente, a área está sob a jurisdição do bispo que fica na África do Sul.
A Ásia é outra região que ganhará um bispo. O continente foi apontado como uma das prioridades da Universal para o próximo ano. As outras são Estados Unidos e Oriente Médio.
A igreja espera acelerar seu crescimento com a divisão de poder entre os bispos. A avaliação é que a nova estrutura dará mobilidade à Universal e criará um sistema mais ágil de tomada de decisões.

Texto Anterior: CNBB vê guerra de TVs
Próximo Texto: Macedo vê católicos como 'malucos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.