São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homenagem a Zumbi inclui shows e palestras

DA REPORTAGEM LOCAL; DA AGÊNCIA FOLHA; DA SUCURSAL DO RIO

Organizações do movimento negro brasileiro e centrais sindicais programaram uma série de eventos nos meses de outubro, novembro e dezembro, em rememoração aos 300 anos da morte de Zumbi dos Palmares (leia quadro ao lado).
Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi morto em 20 de novembro de 1695. Quilombos eram áreas onde os escravos fugitivos se escondiam do século 17 ao 19.
No dia 20 de novembro, acontece em Brasília a marcha "Zumbi contra o Racismo", organizada por diversas entidades.
No Quilombo dos Palmares (a 8 km de União dos Palmares-AL), o presidente Fernando Henrique Cardoso deve lançar um selo e uma medalha a Zumbi.
Apesar de o Palácio do Planalto ainda não ter confirmado a presença de FHC, o governador de Alagoas, Divaldo Suruagy, dá como certa a ida do presidente.
No Rio de Janeiro, o governo estadual promoverá, de 3 a 20 de novembro, shows na praça da Apoteose, no Sambódromo, sempre a partir das 20h, cobrando um quilo de alimento não-perecível como entrada. Participarão, entre outros, o cantor Tim Maia e o grupo inglês Black Voices.
Em Minas, artistas de 15 países participarão no mês que vem, em Belo Horizonte, do Festival Internacional de Arte Negra (FAN), promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. O FAN abrange quase todas as áreas de produção artística (teatro, cinema, vídeo, dança, música e artes plásticas).
O Festival terá duração de 15 dias, de 23 de novembro a 3 de dezembro. A abertura será marcada por um cortejo dos tambores tradicionais de Minas (congos, catopês, moçambiques e marujadas), que receberão nas ruas do centro da cidade, tambores de outras regiões do Brasil e do mundo.
Em São Paulo, acontece a partir de hoje e vai até o dia 27 deste mês uma série de palestras na Faculdade de Direito da USP, organizadas pela OAB.
A CUT-SP organiza a "Jornada Zumbi pela Vida", de 6 a 15 de novembro, uma caminhada de São Paulo até Aparecida (a 170 km da capital).

Colaborou a Sucursal do Rio

Texto Anterior: Organização atua em 7 Estados
Próximo Texto: Nova avenida de SP altera fluxo, mas CET não explica mudanças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.