São Paulo, quinta-feira, 26 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anticorpo pode proteger HIV, afirma estudo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O vírus da Aids parece ser bem mais infeccioso que os cientistas imaginavam. Mesmo rodeado por anticorpos, o HIV mantém o poder de destruir células de defesa do organismo, diz estudo publicado hoje na revista britânica "Nature".
Os anticorpos (moléculas que atacam invasores do corpo), em vez de destruir o vírus, acabam funcionando como proteção para que ele guarde o poder de ataque.
Cientistas da Universidade da Comunidade da Virgínia (EUA) examinaram nódulos linfáticos. Nesses locais, o HIV se aloja em células (FDCs) onde, mesmo cercado de anticorpos, pode voltar a atacar o sistema de defesa.
"O achado (...) pode ter importantes implicações para tratamentos e estratégias de vacinação", escreveram os cientistas.
Também pode explicar por que muitas pessoas com HIV que têm altos níveis de anticorpos no sangue continuam a ter suas defesas debilitadas pelo vírus.

Texto Anterior: Equipe dos EUA acha mulher do gelo
Próximo Texto: Líder do governo é ameaçado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.