São Paulo, quinta-feira, 26 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Fera do Rock' ressalta poesia do outsider

INÁCIO ARAUJO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nada pode ser mais convencional, nos dias de hoje, do que histórias de rebeldes. Há momentos em que eles estão por toda parte (nos filmes, livros etc.), como se as convenções e a vida burguesa é que fossem uma espécie de excentricidade.
A verdade é que "A Fera do Rock" (Globo, 1h15) escapa a esse destino industrial da rebeldia, embora produzido em um quadro hollywoodiano, e talvez seja essa a principal virtude do filme de Jim McBride.
Ele maneja a narrativa com delicadeza, contrabandeando para o interior das imagens a figura fulgurante do músico Jerry Lee Lewis, o outsider do rock.
Isso pode ser percebido logo no início, quando vemos um garoto branco escutar fascinado a música dos negros do sul dos EUA.
Num universo racial conturbado como o norte-americano, isso é mais do que nada. Mas McBride não coloca em evidência a transgressão, e sim uma atitude de alma, uma espécie de curiosidade que desde o início transporta o jovem Jerry para fora dos limites convencionais.
Assim será sua música. Assim será vida, sob a ótica de McBride. A aspiração à liberdade não é uma atitude, é uma postura de alma. Da mesma forma, ao se casar com uma prima de 13 anos.
Tudo em Lewis o predispunha a criar a imagem do rebelde, do homem fora dos padrões morais estreitos da América dos anos 50.
Mas nele se pode ver com nitidez algo que o poeta Francis Ponge certa vez escreveu: sua atitude não é vem a do incendiário, mas a do bombeiro. Aquele bombeiro que vai apagar o fogo e começa jogar água, e jogar água, e joga água até que tudo vire uma enchente.
Essa a América que Jerry Lee Lewis visou, segundo o olhar de Jim McBride, e na pele de um ótimo Dennis Quaid.
(IA)

Texto Anterior: Manhattan; A moda do pagode; Vôo Cego
Próximo Texto: Malle leva lirismo a um bordel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.