São Paulo, quinta-feira, 26 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País tem 400 marcas de cerveja

DA REDAÇÃO

Reza a tradição que o general Charles de Gaulle disse ser impossível governar um país com mais de 360 variedades de queijo, como a França.
Se o mais importante líder francês deste século pensava isso do queijo, o que diria de um país consideravelmente menor, com duas comunidades linguísticas às turras e mais de 400 variedades de cerveja -afinal, produto que altera muito mais os humores do que o inocente derivado do leite.
Assim é a Bélgica. O país tem um tipo de cerveja para cada grupo de 23,5 mil habitantes.
Para quem gosta de estatísticas, há um bar para cada grupo de 176 habitantes. Além das grandes cervejarias (Stella Artois, Maes Pils e Cristal Alken), existem pelo menos 400 empresas pequenas.

Gosto especial
A maioria das cervejas locais é de alta fermentação (acima de 18o). Além disso, cada tipo usa produtos que só podem ser encontrados em determinados locais e que dão gosto especial à cerveja.
Na maioria dos casos, a bebida é escura e tem um gosto que varia do amargo ao meio-amargo, o que os grandes mestres consideram o ideal. Mas existem as mais leves, como as "loiras brasileiras".
Na Bélgica, algumas cervejas recebem o mesmo tratamento de aguardentes de luxo em outros países, descansando até três anos em veneráveis barris de carvalho.

Texto Anterior: OS CAFÉS DA CAPITAL BELGA
Próximo Texto: Belgas consomem 12 kg de chocolate por ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.