São Paulo, sexta-feira, 27 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC demite dirigente do Incra mineiro

HELCIO ZOLINI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O presidente Fernando Henrique Cardoso demitiu ontem o superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Minas Gerais, Geraldo Resende.
O ato de exoneração deve ser publicado na edição de hoje do "Diário Oficial".
A Agência Folha revelou há uma semana que Geraldo Resende maquiou os números de assentamentos no Estado. Ele anunciou que foram distribuídas nos nove meses do governo FHC terras que estão com colonos há 20 anos.
O anúncio da demissão de Resende foi feito ontem de manhã pelo presidente do Incra, Francisco Graziano, ao cancelar uma reunião que ele teria com lideranças regionais do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e da Federação dos Agricultores de Minas Gerais, na sede do órgão federal em Brasília.
Graziano declarou que o cargo em Minas estava vago e que estava discutindo com o governador mineiro, Eduardo Azeredo (PSDB), a indicação de um nome de sua confiança. A assessoria de Azeredo disse que o governador mineiro abriu mão da indicação do substituto de Resende.
Desde que a Agência Folha mostrou a maquiagem, Graziano prometeu uma punição exemplar caso as explicações do superintendente não fossem satisfatórias.
Resende encaminhou um relatório de apenas cinco linhas, no qual confirmava a informação dada pela Agência Folha de que os assentamentos anunciados como tendo ocorrido neste ano de fato foram feitos nos últimos 20 anos.
No mês passado, o relatório divulgado pelo Incra informava que, até o dia 20 de setembro deste ano, haviam sido assentadas 17.768 famílias em todo o país.
Esse número incluía as 646 famílias que o Incra mineiro dizia ter assentado no Estado neste ano. Essas 646 famílias representariam 63% do número total de assentamentos previstos em Minas em 95.
A meta do órgão era encerrar o ano com um 1.319 famílias assentadas em Minas Gerais. A Agência Folha tentou localizar ontem Geraldo Resende, em Belo Horizonte (MG). A informação em sua casa era de que ele estava viajando.

Texto Anterior: Itamar oficializa saída de Lisboa
Próximo Texto: Governo fará escolas em 72 assentamentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.