São Paulo, sábado, 28 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vigia é 1º a fazer vasectomia em SP

Cirurgia é grátis e já tem 1.503 inscritos

DA REPORTAGEM LOCAL

O vigia Nelson Cordeiro, 26, foi o primeiro paciente a se submeter a uma cirurgia de vasectomia num hospital municipal de São Paulo após a regulamentação da lei que obriga os hospitais a prestar o serviço gratuitamente.
A operação foi às 7h de ontem no hospital do Jabaquara (zona sul), ao mesmo tempo em que foi realizada uma operação de laqueadura em uma mulher de 39 anos, que não quis se identificar.
Os interessados em fazer as cirurgias têm que se cadastrar em uma das 160 Unidades Básicas de Saúde ou em um dos 14 hospitais. Depois, respondem a um questionário sobre número de filhos, antecedentes clínicos, idade e condição socioeconômica. Com base neste questionário, o médico indica ou não a cirurgia.
Até ontem, 1.364 mulheres e 139 homens haviam se inscrito. Na laqueadura, as trompas são cortadas e amarradas, impedindo a passagem do óvulo para o útero. A vasectomia é uma cirurgia que impede que os espermatozóides cheguem à uretra.
As duas operações de ontem duraram cerca de 30 minutos. Meia hora após o término, Cordeiro foi levado ao corredor, para uma "entrevista" com o prefeito Paulo Maluf. Cansado, o vigia respondeu afirmativamente às perguntas de Maluf, como "você não quer mais filhos, não é?" e "você não pagou nada, não é?".
Cordeiro disse que se sentia bem. Ele tem cinco filhos e ganha R$ 280 por mês. Cordeiro teve alta no início da tarde. A mulher deve sair do hospital hoje.

Texto Anterior: Minas apura caso de suposto ex-soropositivo
Próximo Texto: Público indica dez melhores da mostra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.