São Paulo, sábado, 28 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O homem alto não é gay nem nazista

ANTONIO CALLADO
COLUNISTA DA FOLHA

Outro dia comecei a ler em "Veja", páginas amarelas, sob o título ainda um tanto original de "Eu Não Sou Gay", a entrevista concedida a Alfredo Ribeiro pelo bonitão Victor Fasano.
Fui lendo meio distraído, até chegar, ainda na primeira página, a esta afirmativa extraordinária: "Algumas idéias nazistas são excelentes. Por exemplo: quando desenvolvo uma espécie no meu criadouro de animais, procuro no acasalamento não misturar o sangue de um macho todo ferradinho com o de uma fêmea maravilhosa. O burro, o incompetente, o que foi comido pelo leão não vai passar o gene para a frente. Nisso, Hitler tinha razão".
A partir daí, com certo assombro, fui descobrindo que Fasano pretende ter um filho com Maitê Proença. E esclarece: "Quero ter uma cria para ensiná-la a praticar esportes e a amar a natureza. (...) Por isso gostaria que meu filho nascesse de uma mãe que pensasse como eu. Acho que Maitê é essa pessoa".
Apesar de Fasano prevenir aos leitores incautos que além de forte tem 1,93m de altura, tive vontade de me sentar e escrever algo que lhe dissesse o que penso de quem elogia nazistas. Não foi necessário, pois um leitor, no número seguinte da revista, fez isso por mim, na seguinte carta: "Incrível como um homem de 1,93m de altura pode ter inteligência tão reduzida. O próprio ator se desculpou pelas bobagens que disse, ao meter o nazismo nos seus planos zoológico-familiares. Tudo bem.
Mas vale a pena aproveitar para lembrar do que escapou o mundo, escapando ao nazismo. Eu trabalhava em Paris em 1945 quando acabou a guerra da Europa.
Em fins de 1944, quando os alemães saíram de Paris, fui contratado, na BBC de Londres, onde então trabalhava, para reiniciar em Paris os contatos radiofônicos entre a França e o Brasil, trabalho algo complicado, pois nossa voz parisiense era transmitida a Brazzaville, na África, e de lá retransmitida ao Brasil.
O importante a notar, entretanto, é que em Paris assisti à festa da vitória contra Hitler, contra o nazismo, os franceses uma vez mais donos do seu Arco do Triunfo, onde arde sem cessar a chama que representa o Soldado Desconhecido da Primeira Guerra Mundial, já contra os alemães mas não, ainda, contra o nazismo.
O nazismo, aliás, começou a ser gerado no dia da derrota de 1918. Aos poucos Hitler, um obscuro austríaco nascido na cidadezinha de Braunau, ia acender, em Berlim, uma outra chama, como a do Soldado Desconhecido, porém de puro ódio: a chama do Partido Nazista, que foi, fique sabendo o bonitão Victor Fasano, a organização mais odiosa da história do homem em todos os tempos.
Aliás, aconselho Fasano, se ainda não o fez, a ver "A lista de Schindler", de Spielberg. (O filme melhor, o mais original, o mais artisticamente satisfatório de todos os tempos foi "Cidadão Kane", de Orson Welles, mas o filme mais trágico, educativo e terrível de todas as épocas chama-se "A lista de Schindler".)
O que desejava lembrar, porém, do Dia da Vitória que vivi em Paris, festejando e bebericando com meus companheiros da Radiodifusion Française, foi o horror que me possuiu quando vi, em exposição no próprio saguão da nossa Radiodifusion, que se abrigava em prédio do Champs Elysées, não longe do Arco do Triunfo, as primeiras fotos que os americanos fizeram dos campos de concentração e de extermínio dos nazistas, à medida que foram sendo tomados pelas tropas aliadas e desativados.
Jamais me esquecerei das pilhas e pilhas de descarnados cadáveres -homens, mulheres, crianças- mortos nas câmaras de gás, mortos de fome, de doença, de ódio.
Eram, em sua grande maioria, judeus, o objeto principal do furor demente do Fuehrer, a raça que ele pretendia erradicar do planeta; mas havia também meros "estrangeiros", não-germânicos, prisioneiros daqui e dali, lixo humano para aquele que pretendia entregar o domínio do mundo à raça ariana, aos alemães puros.
Hitler, antes de se matar no famoso "bunker" em que se refugiava na Chancelaria do Reich, escreveu o mais sinistro dos capítulos da história. Não há em "Gilgamesh", na Bíblia, na história de Gêngis Khan, em nenhum outro texto trágico da saga da humanidade, nada que se compare ao que fizeram Hitler, Goebbels, Himmler e o sinistro Mengele em termos de ódio puro ao homem que não cabia nos conceitos "raciais" do arianismo em má hora sonhado pelo conde de Gobineau, que foi embaixador da França no Rio, tempos de Pedro 2º, e pelo racista H.S. Chamberlain.
Hitler não tinha nada de 1,93m, nem de bonito, nem de louro de olhos azuis. Tinha, provavelmente, algum ódio de si mesmo por ser tão parecido com o Carlitos inventado por Charles Chaplin, que aliás muito enfureceu o Fuehrer com seu esplêndido filme "O Grande Ditador.
Hitler tinha, isto sim, horror a tudo que não fosse esse mítico homem louro com o qual sonhavam Gobineau (que achava a raça brasileira um horror) e também Richard Wagner que -já morto e portanto incapaz de protestar- se transformou no profeta musical do mundo fasânico a vir.
E é bom prestar bastante atenção num ponto: caso Hitler houvesse ganho a guerra que perdeu em 1945, nosso mundo seria hoje inteiramente diverso do que é.
A gente se irrita com a miséria que grassa no Brasil, com a guerra da Europa Central, com os porres de Yeltsin, com os traques atômicos das "bombettes" de Chirac, mas nada disso nos dá uma idéia, pálida que seja, do mundo em que estaríamos vivendo caso a guerra tivesse sido ganha por Adolf Hitler.
Estaríamos vivendo a mais cruel Pax Germânica imaginável e que duraria pelo menos mil anos, como previa Hitler.
Garanto a Victor Fasano que mal valeria a pena estar vivo em tal mundo. Nem com Maitê Proença embalando um berço com uma bonita criança dentro.

Texto Anterior: Iconografia religiosa vira influência para modernos
Próximo Texto: NY exibe diálogo dos simbolistas Munch e Sohlberg com a natureza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.