São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resultados da pesquisa surpreendem campo

DA REPORTAGEM LOCAL

Agricultores e lideranças rurais se surpreenderam com os resultados da pesquisa do Datafolha.
"Pensava que o consumidor urbano tivesse uma imagem menos positiva de nós", disse Teldo Kasper Filho, 40, com fazendas de milho e soja em São Gabriel D'Oeste, no Mato Grosso do Sul.
Para ele, os resultados da pesquisa indicam que o consumidor está bem informado sobre os problemas da agricultura.
"Fiquei surpreso, pois o governo generalizou a imagem de caloteiros para todos os devedores", afirmou Amilcar Gramacho, 49, economista da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).
Milton dos Santos, 40, agricultor na região de Londrina (PR), considerou os resultados um retrato real da situação da agricultura.
Santos desistiu de plantar algodão nesta safra, pois não conseguiu lucro com a cultura este ano.
"Há quase cem dias que vendo frangos e suínos com prejuízo", disse Eltjejan Rabbers, 39, de Itararé (SP), também surpreso com a pesquisa.
Ele reduziu em 70% a área de sua lavoura de feijão.
"Tinha a impressão de que a alienação da população urbana em relação ao campo fomentava uma imagem negativa do agricultor", afirmou Roberto Rodrigues, 53, presidente da SRB (Sociedade Rural Brasileira).
Para Rodrigues, a pesquisa indica a necessidade de mudança no comportamento do governo frente à agricultura.
"Se a maioria da população pede apoio ao produtor rural, o governo precisa ter uma reação positiva com o setor", disse Roberto Rodrigues.
Nedy Rodrigues Borges, 62, presidente da Coagri (Cooperativa Agropecuária e Industrial), de Campo Grande (MS), acha que o próprio consumidor da cidade está descobrindo que não era correta a imagem lançada pelo governo sobre o agricultor.
"Foi muito forte a propaganda nos meios de comunicação de que o produtor é caloteiro".
Blairo Maggi, produtor de soja em Rondonópolis (MT), acredita que a cidade está com uma visão bastante realista sobre os problemas do campo. "Achava que a cidade não estava muito preocupada com nossas dificuldades".

Texto Anterior: Consumidor quer qualidade
Próximo Texto: Nova frente fria chega a SP com chuvas na quinta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.