São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mãe obtém direito nos EUA de trazer a filha

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

A Corte Suprema do Estado de Nova York (EUA) decidiu no sábado passado dar a guarda da brasileira Jaqueline Andrade Silva, 10, a sua mãe, Rosane Silva, 31, que mora em São Paulo.
Desde 1990, Jaqueline mora com o pai, Joel Francisco da Silva, 32, num barco em Long Island (Nova York). Os dois são imigrantes ilegais.
Jaqueline vivia nos EUA contra a vontade da mãe. Ela foi passar as férias com o pai no fim de 1990 e deveria ter voltado ao Brasil em março de 91, mas Joel se recusou a devolver a filha.
Como ele e Rosane não eram separados legalmente, a Justiça brasileira não pôde interferir.
No início deste mês, Rosane foi a Nova York para tentar conseguir a guarda da filha.
O juiz Leo McGinity, que cuidou do caso, demorou 22 dias para chegar a uma conclusão. Tanto Rosane quanto Joel e Jaqueline depuseram mais de uma vez.
No sábado, ele enviou por escrito sua decisão aos advogados de Rosane e Joel.
A intenção de Rosane era pegar a menina no próprio sábado e viajar no domingo, mas a Jaqueline se recusou a deixar o barco.
"Ela disse vários palavrões e afirmou que só iria à força", disse Maria Isabel Thomas, advogada de Rosane. Jaqueline está na 4ª série e fala inglês fluente. Seu português é bastante limitado.
Rosane, que é secretária do Metrô, afirmou que fará um sacrifício para que a filha estude em uma escola americana por pelo menos um ano, para que se adapte melhor.
Na sexta, antes de saber do resultado do julgamento, Joel disse à Folha que não deixaria sua filha ficar longe dele.
"Se o juiz decidir que ela tem de voltar, vou recorrer", afirmou. Ontem, o juiz solicitou que o Serviço de Imigração fosse acionado para deportar Joel e Jaqueline.

Texto Anterior: Estudante que havia fugido volta para casa
Próximo Texto: Governo decreta 'lei do silêncio' na polícia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.