São Paulo, quarta-feira, 1 de novembro de 1995
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Alcantara Machado terá capital alemão

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

As negociações para a compra do controle acionário ou de uma participação pela Frankfurt Messe, a empresa organizadora das feiras de Frankfurt, na Alcantara Machado Feiras e Promoções devem estar concluídas dentro de 30 dias.
A informação é de Cornelia von Gymnich, diretora de feiras de bens de consumo da Frankfurt Messe, a segunda maior empresa de feiras de negócios do mundo.
O presidente da Frankfurt Messe, Eike Markau, estará em São Paulo no mês que vem para um anúncio conjunto da forma de associação entre as duas empresas especializadas em feiras internacionais de negócios.
Cornelia disse à Folha que, embora os detalhes da parceria ainda não estejam definidos, os entendimentos avançaram bastante durante a visita de Markau a São Paulo na semana passada.
Segundo ela, há três formas de parceria em estudo: colaboração sem participação acionária, joint-venture com participações iguais em feiras específicas e compra de parte da empresa ou de seu controle acionário.
Caio Alcantara Machado Júnior, diretor da Alcantara Machado, confirmou os entendimentos. "Há muito interesse de intercâmbio entre as empresas. Mas não batemos o martelo ainda", afirmou.
O interesse da Frankfurt Messe no Brasil faz parte da estratégia de globalização da empresa. Ela já faz feiras em Moscou, Pequim, Cingapura e Tóquio, entre outros países.
"Achamos que há espaço para feiras mais especializadas e modernas no Brasil, um país que já conhece o potencial desse meio de negócios", disse Cornelia.
Ela afirmou que a participação em feiras internacionais é uma arma importante para a indústria brasileira se defender da competição das importações.
Além do interesse em organizar feiras no Brasil em parceria com a Alcantara Machado, a empresa quer atrair mais expositores brasileiros a suas feiras na Alemanha.
A empresa alemã organiza entre 45 e 55 feiras internacionais por ano em suas instalações em Frankfurt, onde investiu US$ 570 milhões nos últimos dez anos. Mais US$ 20 milhões, por ano, são investidos na manutenção dos pavilhões e escritórios. Deve faturar US$ 258 milhões em 95.
A empresa quer trazer para o Brasil sua experiência na organização de feiras e atrair para o país parte de seus clientes no mundo.
Segundo Cornelia, a participação é a forma mais barata para se atingir os compradores. Pesquisa da empresa mostra que é de US$ 2,15 por cliente potencial o custo de participação de uma indústria em um estande de 50 metros quadrados em feiras internacionais.

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