São Paulo, quinta-feira, 2 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leny Andrade e Cristovão Bastos cultuam poesia musical de Jobim

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Na proximidade do primeiro aniversário de sua morte, o mestre da bossa recebe um tributo original. Em geral lembrado pela beleza de suas melodias e harmonias, o Tom Jobim letrista é cultuado em CD da cantora Leny Andrade com o pianista Cristovão Bastos.
A dupla interpreta 16 canções, todas com letra e música de Jobim. Sucessos do compositor, como "Corcovado", "Águas de Março" e "Samba do Avião", aparecem ao lado de canções menos conhecidas, como "Você Vai Ver" e "Esquecendo Você".
O álbum de Leny e Cristovão inaugura a série "Letra e Música", novo lançamento do editor e produtor carioca Almir Chediak, conhecido por seus "songbooks".
O objetivo da série -editada pelo selo Lumiar Discos- é ressaltar o lado poético ou melódico de grandes compositores da música popular brasileira.
Foi essa a intenção que norteou os arranjos das gravações com Leny e Cristovão. O despojamento do formato voz-violão ajuda a focalizar a atenção do ouvinte na poesia das letras.
Afinada com a obra de Tom Jobim desde a década de 60, Leny se mostra totalmente à vontade no disco. Com seu vozeirão expressivo, ela interpreta as 16 canções com muita classe e "know-how".
O mesmo acontece com Cristovão Bastos, que toca como um seguidor da escola jobiniana de piano. Acompanhando Leni, prefere a síntese e a economia de notas.
O próximo álbum da série "Letra & Música" sai até o final de novembro. Acompanhado pelo pianista Marinho Boffa, João Nogueira interpreta Chico Buarque, focalizando seu lado melódico.
Segundo Chediak, idealizador da série, o volume seguinte deve destacar Dorival Caymmi, interpretado por Sérgio Ricardo e o violonista Marco Pereira. Está previsto só para 96.
Outra novidade da Lumiar para este mês é a série "Songbook Instrumental", que também estréia com Jobim. Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti e Gilson Peranzzetta são alguns dos músicos que revisitarão os temas instrumentais do compositor, em dois CDs.
Mais ambicioso é o "Songbook Tom Jobim", com 4 CDs, ainda em fase de gravação. Caetano Veloso, Gilberto Gil e Edu Lobo fazem parte do elenco que vai interpretar 60 canções do compositor.

Disco: Letra & Música
Intérpretes: Leny Andrade e Cristovão Bastos
Lançamento: Lumiar Discos
Quanto: R$ 20 (em média)

Texto Anterior: Secretaria de Cultura suspende convênio de manutenção do Oficina
Próximo Texto: Livro mostra perfil multifacetado do maestro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.