São Paulo, quinta-feira, 2 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canoa sofre com modernidade

FÁBIO MEIRELLES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Canoa Quebrada -no município de Aracati, 175 km a leste de Fortaleza- já foi uma calma vila de pescadores rodeada por dunas e distanciada do mar por falésias, onde chegavam aventureiros com mochilas e artesanatos.
Hoje, Canoa Quebrada, nome dado porque uma canoa bateu nos recifes e ficou por lá quebrada, tem infra-estrutura de um grande pólo turístico.
Muitos pescadores investiram em pousadas e restaurantes, ou mesmo em bares ao longo da praia, mas o monumento da Lua e Estrela resiste, trazendo lembranças dos que passaram por ali e presenciaram o pôr-do-sol e a simplicidade dos pescadores.
Alugue um bugue e vá conhecer algumas lagoas, a vista do mirante -que as dunas escondem- e casas distantes de estrangeiros que se apaixonaram e por ali ficaram.
Após o mirante, dê uma parada para brincar de "esquibunda e chegar até os dois bares instalados próximos às lagoas.
A viagem pela praia desvenda inúmeras jangadas descansando, próximas a vestígios de bares que foram soterrados pela erosão.
Terminado o passeio, coma um espeto de queijo branco na brasa e compre lembranças de artesãos franceses e peruanos.
Saque sua filmadora ou máquina fotográfica em um passeio a pé pelo vilarejo e registre uma situação inusitada: moradores precisam tirar areia das portas para conseguir sair de casa.
No mesmo lugar existem casas de barro e telhados de palha que estão abandonadas, esperando que o tempo defina seu fim.
A música traz a opinião dos mais antigos: "Não quero mais macarrão, quero voltar pro pirão. Os amigos estão modernos e a aldeia também, eu quero tudo de palha e o telhado não tem.

Texto Anterior: Praias proporcionam 168 horas de prazer
Próximo Texto: Lagoinha 'afoga' tédio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.