São Paulo, sexta-feira, 3 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França anuncia prisão de terroristas

VINICIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

A polícia francesa disse ontem ter desbaratado um grupo terrorista que planejava um atentado no domingo em Lille (norte), e que pode ser o responsável pela maior parte dos oito ataques a bomba desde julho na França, que mataram sete pessoas e feriram 162.
Em blitze iniciadas na noite de terça-feira em Paris, Lyon (sul) e Lille os policiais prenderam cinco pessoas, armas, agendas, arquivos em computador e a bomba que seria usada no próximo ataque.
O explosivo foi construído com um botijão de gás, como em sete dos oito atentados de 1995.
Os membros do grupo estavam sendo seguidos desde agosto, e suas ligações telefônicas haviam sido grampeadas.
Os policiais decidiram intervir após interceptar uma ordem para explodir a feira mais popular da cidade de Lille.
A ordem teria partido de Bualam Bensaid, 27, argelino que teria chegado à França há alguns meses para estudar.
Bensaid foi preso ontem em Paris e, segundo o governo francês, seria o líder da rede responsável pelos atentados de Lyon e por quatro dos seis de Paris.
Segundo o governo francês, Bensaid é conhecido na Argélia como traficante de armas e carros roubados para o Grupo Islâmico Armado (GIA), que combate o governo militar argelino.
A polícia teria chegado a Bensaid após acabar com grupo de Khaled Kelkal, morto em tiroteio em Lyon em 29 de setembro. Bensaid estaria tentando organizar um novo grupo terrorista em Lille.
Os supostos terroristas têm cerca de 25 anos, moram na periferia das grandes cidades francesas. Desempregados, têm passagens pela polícia por pequenos delitos.

Texto Anterior: Libertados suspeitos do caso Amia; Presidência da Polônia tem 13 candidatos; Encontradas 103 covas no Burundi; Andreotti assume defesa em tribunal; Aviões de 5 países são inseguros, dizem EUA; Nota baixa faz aluno matar sua professora; Tufão Angela chega às Filipinas
Próximo Texto: Atentados a bomba matam dois e deixam 11 feridos na faixa de Gaza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.