São Paulo, sábado, 4 de novembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Outro mundo; Muro das lamentações; Ordem unida; Peso específico; Vão-se os anéis...; ....ficam os dedos; Dentro de casa; Visões diferentes; Cobiça; No tranco

Outro mundo
Relator do Orçamento 96, Iberê Ferreira (PFL) acha que os parlamentares foram "pouco realistas" nas suas emendas. Diz que o Congresso poderá remanejar, no máximo, R$ 3 bi, mas as propostas somam pelo menos R$ 30 bi.

Muro das lamentações
Já antevendo as pressões que sofrerá para acatar as emendas dos parlamentares, Iberê Ferreira vai recorrer ao relatório orçamentário de 95 para mostrar o que efetivamente será possível gastar em 96. "O cobertor é curto", avisa.

Ordem unida
A cúpula do PMDB tenta mudar a estratégia nas reformas. Quer que a Fundação Pedroso Horta (centro de estudos) e o Conselho Político (órgão máximo) discutam e "fechem questão". Ou seja: a bancada terá que votar em bloco.

Peso específico
Os próprios dirigentes do PMDB reconhecem que não será fácil "fechar questão" sobre as reformas e suas regulamentações, mas argumentam que, sem isto, a bancada peemedebista perderá força por estar sempre dividida.

Vão-se os anéis...
Não é só a falta de candidatos fortes a prefeito que faz vereadores do PMDB paulistano pensarem em mudar de partido. A direção municipal avisou que quem quiser ficar precisa devolver os cargos que tem na gestão Maluf.

....ficam os dedos
Os vereadores paulistanos do PMDB que emplacaram nomes em cargos-chave na prefeitura devem preferir a adesão clara a Maluf. Ao menos quatro dos 12 controlam administrações regionais.

Dentro de casa
FHC deu um recado na reunião com Jobim, Andrade Vieira e Graziano (Incra): quer sua equipe falando a mesma linguagem na reforma agrária. Resta ver se todos vão segurar a coceira na língua.

Visões diferentes
Os líderes governistas devem se reunir na próxima semana com o relator da reforma administrativa, Moreira Franco (PMDB). Vão começar a discutir a polêmica interpretação do acordo que permitiu a votação na Comissão de Justiça.

Cobiça
Os partidos disputam a tapa na Comissão de Orçamento as sub-relatorias de infra-estrutura, que tem estradas, e de planejamento, que inclui habitação. Podem se decepcionar quando virem as verbas que poderão remanejar.

No tranco
O Ministério da Previdência promove na terça e quarta seminário sobre reforma previdenciária. É uma tentativa de acelerar a discussão no Congresso e no governo. Participam especialistas espanhóis, argentinos e mexicanos.

Próximo Texto: Interesse ministerial; Direcionado; Rima cara; Efeito caipirinha; Conselho participante; E o vento levou; Ligação direta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.