São Paulo, sábado, 4 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Loja de rua é próximo alvo de ação antifumo

DA REPORTAGEM LOCAL

O próximo alvo da prefeitura na fiscalização antifumo serão as lojas de rua.
Depois de iniciar a fiscalização do decreto que proíbe o fumo em restaurantes, há 45 dias, e anunciar que vai começar a multar quem for pego fumando em shoppings centers, supermercados e bancos, a prefeitura vai vistoriar as lojas de comércio em geral, o que inclui, entre outros estabelecimentos, floriculturas, agências dos Correios e farmácias.
Segundo Cleide Maria Teixeira da Silva, 39, coordenadora da Coati (órgão responsável pela fiscalização), o aperto no cerco aos fumantes faz parte da estratégia da prefeitura de fazer cumprir leis que restringem o fumo. A principal delas data de 1980 e determina a proibição do tabagismo em estabelecimentos públicos fechados.
A fiscalização nos supermercados vai começar em cerca de três semanas. Nos shoppings, a proibição começa a valer dentro de um mês. A Coati ainda vai definir quando começar a multar os fumantes nas agências bancárias e nas lojas de rua.
Segundo Cleide, a prefeitura quer marcar uma reunião com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para discutir a aplicação da proibição nos bancos.
Cleide disse que ainda não há data para reuniões com representantes do comércio de rua.
Segundo ela, mesmo com a expansão da fiscalização, as blitze antifumo nos restaurantes vão continuar. Ontem, a Coati vistoriou 15 restaurantes, bares e lanchonetes na região de São Miguel Paulista (zona leste de São Paulo). Ninguém foi multado.

Texto Anterior: Contru fará vistoria em postos de gasolina
Próximo Texto: Governo quer comprar programas britânicos para o projeto TV Escola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.