São Paulo, domingo, 5 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MR. UNIVERSO

DA REDAÇÃO

O astrônomo Edwin Hubble (1889-1953) revolucionou a cosmologia no século 20 e mudou o modo como o homem vê o Universo. Ele está para a astronomia moderna assim como Albert Einstein está para a física. Hubble foi o primeiro a provar a existência de outras galáxias além da Via Láctea e a verificar que o Universo está em constante expansão.
Mas só agora Hubble protagoniza uma biografia, escrita pelo norte-americano Gale Christianson. O livro, recém-lançado nos EUA, traz à luz a personalidade do homem Hubble, descrito como egoísta, carreirista e racista.
As observações cosmológicas de Hubble deram sustentação à teoria de que o cosmo surgiu numa grande explosão, que ficou conhecida como "big bang". Hoje, observações feitas com o telescópio espacial que, por ironia, leva seu nome colocam em dúvida a visão de cosmo que ele introduziu.

Texto Anterior: Artimanhas do duplo discurso
Próximo Texto: MR. UNIVERSO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.