São Paulo, domingo, 5 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seguradoras descobrem as redes de franquia

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os franqueados já podem garantir o pagamento dos funcionários, das taxas cobradas pelo franqueador e até ter parte do faturamento creditado mensalmente em caso de vendavais e incêndios.
Seguradoras estão descobrindo nas redes de franquia um novo filão de clientela e criando produtos específicos para esse mercado.
A G. A. Seguradora atende cerca de 12 redes -grandes e pequenas-, entre Mister Pizza, Bit Company, Arby's, Subway, Regarder Ótica e Fruzzy.
Segundo Adelmo Pellegrino, 54, gerente-comercial da seguradora, o pacote pode incluir várias coberturas, como incêndio, danos elétricos, roubo de valores, vendaval, tumultos, vidros, acidentes pessoais e responsabilidade civil.
"Trabalhamos também com a cobertura de deterioração de mercadorias e materiais profissionais, além do 'base rent', que cobre a renda que o franqueado teria por um determinado período em caso de danos", afirma Pelegrino.
Ele diz que, geralmente, o contrato é feito pelo franqueador (dono da marca) em nome de toda a rede, atendendo às necessidades de cada tipo de atividade.
Pelegrino diz que o "performance bond" pode integrar o contrato. Esse tipo de seguro, explica, cobre prejuízos provocados pela quebra das regras do contrato de franquia por uma das partes, franqueado ou franqueador.
Georgea Marques, 27, coordenadora de marketing da rede Mister Pizza -105 lojas-, diz que a empresa não obriga o franqueado a contratar seguro com a G. A. Seguradora, "mas recomenda".
Como exemplo, ela cita a loja de 60 m2 do shopping Paulista (zona sul de São Paulo). "O prêmio anual pago pela loja é de R$ 1.315, em sete parcelas, para um valor segurado de R$ 200 mil."
A Bamerindus Seguradora também tem produtos voltados para franquias. Um dos detalhes é que o contrato pode cobrir as despesas fixas da empresa, como salários, aluguel, prêmio de seguro e até a reconstrução da unidade em outro local em caso de destruição.

Texto Anterior: Indústria mantém queda no nível de emprego
Próximo Texto: Empresa de venda de produtos vem com seguro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.