São Paulo, domingo, 5 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNT busca espaço em Brasília

WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A CNT está tentando tirar a TV Manchete do mercado de Brasília e se tornar a quarta emissora da cidade. Hoje a CNT tem uma participação insignificante na capital, onde só é captada, em algumas áreas, pelo canal 51 (UHF).
Há pouco mais de um mês a CNT procurou a TV Brasília, que há dez anos retransmite pelo canal 6 (VHF) o sinal da TV Manchete em Brasília. A emissora curitibana propôs que a TV Brasília cancelasse seu contrato com a emissora carioca para associar-se a ela.
"Há possibilidade de um desfecho favorável", disse à Folha Jairo Valadares, diretor-geral da TV Brasília, que não revela valores da negociação. Segundo Valadares, o que o atrai para mudar de emissora é o tempo que a CNT promete deixar livre para que a TV Brasília faça programas locais.
Hoje, a Manchete deixa livre apenas duas horas para a produção local. A CNT, além de ampliar este espaço, compromete-se a dividir com a TV Brasília a produção de reportagens nacionais, o que lançaria a emissora brasiliense em várias cidades.
"Investimos US$ 1 milhão em equipamentos, construímos um dos melhores estúdios da região e nos preparamos durante dois anos para ampliar nossa capacidade de produção local, que tem mais apelo e retorno financeiro", disse Valadares.
Pelo Ibope, a TV Brasília está atrás da Globo, SBT e Bandeirantes, mas à frente da Record e da Nacional (todas VHF). A emissora foi inaugurada junto com Brasília, em 1960, e pertence ao grupo dos Diários Associados.
Segundo Valadares, a TV Brasília fatura R$ 5 milhões por ano. Já transmitiu programação da extinta TV Tupi, depois por cinco anos da TVS (atual SBT) e há dez transmite a Manchete.
A notícia da possível troca de emissoras pegou de surpresa a TV Manchete. "Não há nada de concreto. Estamos aguardando, mas é certo que não ficaremos fora do ar", disse à Folha o jornalista Carlos Chagas, diretor interino da Manchete em Brasília. No caso, terá de usar um canal UHF.
O diretor-geral da CNT, João Vieira, disse de Curitiba, por telefone, que "é interessante" a emissora passar a transmitir em VHF, que é um sinal aberto e mais fácil de ser assistido.

Texto Anterior: TV busca patrocínio para novos projetos
Próximo Texto: 73% dos paulistanos nunca assistiram Marília Gabriela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.