São Paulo, segunda-feira, 6 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concorrência menor atrai candidatos para o interior

GERALDO MAGELLA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Atrás de cursos menos concorridos que os das estaduais paulistas, muitos candidatos optam pela escolas particulares do interior.
Um exemplo da disputa menor é medicina. A relação candidato/vaga na Puccamp (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), em 95, foi de 29,8. Na Unesp, neste ano, concorrem 136,9.
Outro caso é o de engenharia mecatrônica. Na USP (Universidade de São Paulo), em 95, concorreram 27,1, na Unip (Universidade Paulista), concorreu 1,61, e na Unitau (Universidade de Taubaté), 1,57.
Um dos maiores problemas enfrentados por quem presta esses exames é a falta de informação sobre as provas.
Para resolvê-lo, algumas faculdades, como a Unisantos (Universidade de Santos), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e a USF (Universidade de São Francisco), têm serviços que incluem o envio de provas dos anos anteriores aos candidatos.
Outro problema são as listas de livros, nem sempre coincidentes. Para a Puccamp há o resumo "Literatura Puccamp 96" (ed. Buritis, (011) 853-5137, R$ 19,90) e o livro "Redação para o Vestibular" (ed. Ale/Albatroz, tel. (0192) 36-7211/36-3350, R$ 12).
Pelo "disque-bíblio" (tel. (0192) 36-7001, r. 259) é possível conseguir provas e gabaritos dos exames realizados desde 84.
Candidata a medicina, Alessandra Gonzaga Simões, 18, vai prestar 13 vestibulares, a maioria no interior do Estado. Ela mora em São Paulo, está confiante. "Se precisar morar longe de casa, eu me acostumo".

Texto Anterior: Escola prorroga prazo de inscrição até dia 14; Candidatos recebem cartão de convocação; FAM abre inscrições para seu vestibular hoje
Próximo Texto: UNIVERSIDADES PARTICULARES DO INTERIOR DE SÃO PAULO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.