São Paulo, segunda-feira, 6 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Almodóvar é entrevistado no Roda Viva

ANGÉLICA BANHARA
DA REDAÇÃO

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar é o entrevistado do "Roda Viva de hoje, na TV Cultura. Ele esteve no Brasil no final do mês passado para lançar o filme "A Flor do Meu Segredo" na 19ª Mostra Internacional de Cinema.
A irreverência que caracteriza Almodóvar marcou presença no programa, com críticas à Igreja Católica e defesa da reserva de mercado para o cinema nacional.
O cineasta defende essa política como recurso para impedir o caráter "selvagem" do mercado.
Segundo ele, a Espanha exibe um filme nacional para três ou quatro produções americanas. "Sem isso, os cinemas nunca exibiriam filmes espanhóis."
A cada filme, Almodóvar conta que começa a busca entre os atores que já conhece e dá preferência aos que apresentam as características que têm os personagens.
Mas, durante os ensaios, adapta o papel ao ator e chega a incluir coisas que não estavam previstas -a ponto de concluir que aquela é a única pessoa que poderia representar tal papel.
O cineasta considera a dupla Antonio Banderas e Victoria Abril os atores mais desinibidos da Espanha -e, talvez, do mundo- para representar cenas de sexo.
Ele, que se autodefine autoritário, diz que, embora os atores não saibam, não "exigiria" desinibição nas cenas de sexo se isso não fosse natural. Mudaria as cenas.
Entre os entrevistadores estão o crítico de cinema da Folha Sérgio Augusto e o cineasta André Klotzel. O programa é mediado por Matinas Suzuki Jr., editor-executivo da Folha, e foi pré-gravado para que pudesse ser legendado.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Estréia hoje na Globo "novela interativa"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.