São Paulo, segunda-feira, 6 de novembro de 1995
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Balcão de padaria já tem computador

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Graças ao computador, o pão está chegando mais quentinho na mesa do brasileiro. A padaria, -instituição relacionada com senhores de largos bigodes, mãos enfarinhadas e lápis atrás da orelha- está se informatizando.
"Das 55 mil padarias existentes no Brasil, menos de 1% tem computadores, mas esse é um processo irreversível", afirma Asdye Jorge Costa, diretor da Datamaxi, fabricante do programa "Dia-A-Dia", para controle de caixa, estoques, fluxo de pessoas e operações financeiras de padarias, casas de doces e sorveterias.
As vantagens para os clientes são óbvias: atendimento mais rápido, recibos fiscais emitidos na hora e menos filas no caixa.
Para o dono da padaria, as vantagens são maiores ainda. "A informatização libera o proprietário do caixa", diz Edilson da Matta Thomaz, gerente da panificadora Casa Virgínia. "De sua própria casa, o dono da padaria pode saber pelo modem como está o movimento da casa, quantos clientes compraram, qual balcão faturou mais, o quanto foi pago em cheque, dinheiro ou ticket."
Segundo Thomaz, assessor da presidência da Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação), o software usado pela Casa Virgínia, "Dia-A-Dia, é bastante intuitivo.
"Isso é fundamental nesse setor, onde os funcionários infelizmente têm nível educacional muito baixo e a rotatividade de mão-de-obra é grande", diz.
"Testamos alguns sistemas mais complicados, mas quando o funcionário estava começando a se habituar, ele já estava de saída."
A grande inovação do "Dia-A-Dia" é a comanda por cartão magnético, que o cliente recebe quando entra na padaria. O balconista digita o pedido e passa o cartão em um terminal que armazena o pedido no sistema.
Ao final da compra, o cliente entrega o cartão ao caixa, que imprime a nota de compra.
Um sistema como o da Casa Virgínia, incluindo um micro 486, oito terminais com leitores de cartão e três impressoras, custa cerca de R$ 15 mil. A Datamaxi comercializa também o programa em separado, ao preço de US$ 5.000.
Outra opção para o gerenciamento de padarias, além de outros estabelecimentos comerciais, é o programa "Gestão Comercial", comercializado pela rede de padarias Nova Original.
O sistema é baseado em terminais de pontos-de-venda (PDV) e tem quatro módulos. O preço total do pacote é de R$ 1.050. Funciona em micros PC XT ou superior.

ONDE SABER MAIS
DATAMAXI: tel. (011) 445-2829; NOVA ORIGINAL: tel. (011) 240-6477

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