São Paulo, terça-feira, 7 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PMDB tenta chegar a um acordo sobre presidência

Idéia é dar cargos para o grupo de Goldman

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

As principais lideranças do PMDB estão tentando convencer o deputado federal Paes de Andrade (CE), presidente nacional do partido, a aceitar um acordo com o grupo do deputado paulista Alberto Goldman.
Paes derrotou Goldman por um voto na eleição para a presidência do partido, mas Goldman contesta a validade do voto decisivo.
O Diretório Nacional do PMDB tem reunião na próxima quinta-feira para analisar o recurso em que o deputado paulista pede a realização de uma nova disputa.
A proposta que será levada a Paes estabelece que parte dos cargos da Executiva peemedebista será entregue aos partidários de Goldman.
Michel Temer (SP), líder da bancada do PMDB na Câmara, é um dos articuladores da tentativa de acordo. A idéia será apresentada hoje em Brasília aos senadores José Sarney (AP) e Jáder Barbalho (PA), que apoiaram Paes contra Goldman.
"Essa situação tem de ser resolvida logo, para o bem do partido", afirmou Temer.
Goldman não descarta a possibilidade de entendimento, mas é cético sobre a disposição de Paes para aceitar um acordo.
"Nós estamos de espírito desarmado, mas o Paes se agarra à cadeira como se fosse um objeto pessoal", acha Goldman.
O preenchimento de todos os cargos da Fundação Pedroso Horta com adeptos de Paes comprovou, segundo Goldman, a falta de vontade para uma acordo. A fundação é o órgão partidário incumbido, entre outras coisas, da realização de estudos e definição de políticas.
"Notamos até agora a ausência de ações concretas para unir o partido", disse Goldman. Paes de Andrade foi procurado por telefone três vezes pela Folha, mas não atendeu a reportagem.
Goldman contesta o voto do delegado cearense Antônio Cambraia, que participou da eleição no lugar do presidente do diretório capixaba.
No entender de Goldman, o suplente que teria direito ao sufrágio era Roberto Valadão, do diretório capixaba e seu eleitor.

Texto Anterior: Maioria de empresários do PNBE defende a reforma administrativa
Próximo Texto: Três agências do cartel levam R$ 18,825 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.