São Paulo, terça-feira, 7 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negras têm risco maior de diabetes, diz estudo

DA REPORTAGEM LOCAL

Mulheres negras têm mais chance de desenvolver diabetes se comerem alimentos ricos em gordura. Essa é a conclusão de um estudo apresentado em uma conferência da Associação Médica Americana (AMA).
O estudo, feito por pesquisadores da Universidade do Estado da Louisiana, em Baton Rouge (EUA), acompanhou 13 mulheres negras e 11 brancas.
Cada uma das mulheres foi submetida a três tipos de dieta.
No primeiro teste, as mulheres comeram por um mês alimentos contendo 50% de gordura e 35% de carboidrato (açúcar).
Um mês depois, foram submetidas a uma dieta cujos alimentos tinham 20% de gordura e 65% de açúcares. No terceiro mês, voltaram às suas dietas normais.
As mulheres fizeram exames de resistência à insulina antes e depois de iniciarem cada dieta.
A insulina, hormônio fabricado pelo pâncreas, controla a quantidade de açúcar no sangue.
Nesse tipo de teste, injeta-se um tipo de açúcar no sangue, a glicose, e logo após insulina. Mede-se, então, o tempo que a insulina leva para remover o açúcar do sangue.
Esse tempo mede a sensibilidade do corpo à insulina. Segundo os cientistas, uma baixa sensibilidade significa que o paciente é resistente à insulina e, portanto, tem maior chance de ter diabetes.
Segundo Jennifer Lovejoy, autora do estudo, mulheres negras tiveram uma queda de 12% na sensibilidade à insulina depois de comerem dieta rica em gordura, contra 4% de queda nas mulheres brancas.
Diabetes
Segundo estudo divulgado por Richard Eastman, do Instituto Nacional de Diabetes, nos EUA, pessoas com diabetes têm 2 a 4 vezes mais risco de ter problemas cardiovasculares.
Segundo o pesquisador, entre 60 e 70% das pessoas com diabetes têm doenças nervosas, e entre 60 e 65% tem hipertensão.

Texto Anterior: Deputado quer mais 80 nomes na lista oficial
Próximo Texto: Estupro vira caso de saúde pública nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.