São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jorge Ben Jor quer ser o "rei do pop"

DA REPORTAGEM LOCAL

Com uma campanha de marketing de US$ 500 mil e a expectativa de vender 1 milhão de cópias, a gravadora Sony lançou ontem o novo disco do cantor e compositor Jorge Ben Jor. "Homo Sapiens" é o 29º álbum da carreira de Ben Jor, o primeiro pela Sony e sai com uma tiragem inicial de 250 mil cópias.
A estratégia de lançamento do cantor prevê "máxima exposição", com "investimento total" para execução da primeira música de trabalho ("Gostosa") com entrevistas e visitas às principais rá dios de Rio e de São Paulo e "promoções diferenciadas" para ouvintes.
"Queremos vender 1 milhão de cópias até o Natal", afirmou Luis André Calainho, diretor da Sony.
A agenda de shows já está montada. A turnê abre com um show de Ben Jor no Metropolitan (Rio), dia 28, com a cantora norte-americana Gloria Gaynor abrindo para ele.
Em São Paulo, ele fará shows nos dias 16 e 17 de dezembro, no Olympia. O novo disco será lançado no exterior em maio.
Uma turnê européia está marcada para julho do próximo ano, in cluindo Inglaterra, França, Bélgica, Suíça, Alemanha, Áustria e Itália.
No início da carreira de Ben Jor, seu som era rotulado de samba esquema novo, pela dificuldade em enquadrá-lo nos estilos musicais vigentes.
Hoje, 32 anos depois, o slogan para vender Ben Jor é "o rei do pop".
O cantor não se importa muito com isso. "Já fazia essa sonoridade há muito tempo, a tecnologia é que fez com que ela ficasse vibrante".
Segundo Ben Jor, "Homo Sapiens" é uma linha evolutiva de "23", seu penúltimo disco, que continha o sucesso "Engenho de Dentro".
Ele não gosta de comparações com seu último disco, "World Music", voltado para o mercado externo.
O disco não foi bem-recebido pela crítica, não teve a repercussão esperada e foi um dos motivos para Ben Jor trocar de gravadora. "O novo disco não é nada parecido. É totalmente diferente", afirma.

Texto Anterior: Alfândega retém filmes da 19ª Mostra
Próximo Texto: Caixa reúne músicas antigas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.