São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Yara Bernette comemora 75 anos com apresentação em São Paulo

WILLIAM LI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Dentro da série "Grandes Pianistas" da Hebraica/Banco de Boston, apresenta-se hoje Yara Bernette, catedrática da escola Superior de Música de Hamburgo e que está comemorando seus 75 anos na sua cidade natal.
Ser fôssemos classsificar as gerações de pianistas e tendências interpretativas da metade deste século, poderíamos talvez contar quatro: a de Arrau, Brailowsky e Rubinstein; a de Kempf e Ingrid Haebler, a brilhante geração de Pollini, Martha Argerich, Gilels, Bishop e finalmente a dos jovens atuais, com notáveis expoentes como Cristina Ortiz e Ivo Pogorelich. Horowitz paira acima de todos, com seu estilo único.
Yara Bernette se declara seguidora de Arrau e Rubinstein, filiando-se assim à escola germânica de interpretação pianística.Ela se caracteriza pela fidelidade à partitura e precisão, mas há nuances.
Yara pode ser definida como uma das maiores representantes da escola germânica de interpretação pianística. O Beethoven e o Chopin de Rubinstein são eternos, mas há quem não suporte o excesso de brilho de Brailowsky ou a opacidade de Arrau. Além disso, nota-se nesta geração uma certa frieza, uma fidelidade muito ao pé da letra e alguns pedais a mais para embaralhar as passagens mais difíceis.
Comparando aquela geração com a que estamos acostumados a ouvir, poderíamos dizer que a geração posterior, de Stephen Bishop, Pollini, Argerich e outros os supera pela vitalidade.
Yara interpretará os favoritos da escola de Rubinstein: sonatas de Beethoven, algumas peças de Chopin e o "Carnaval op. 9" de Schumann. A pianista fez questão de comemorar seus 75 anos aqui e acaba de lançar um CD somente com peças curtas de "bis".

Recital: Yara Bernette
Onde: Teatro Arthur Rubinstein (rua Hungria, 1.000., tel. 011/818-8888)
Quanto: de R$ 12 a R$ 25

Texto Anterior: Sedução e desejo entram em cena em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.