São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro propõe aventuras por dez 'brasis'

CLAUDIO GARON
DA REPORTAGEM LOCAL

A melhor maneira de conhecer o mundo sem sair da poltrona, ou de guardar lembranças de um lugar já conhecido, é abrir um bom livro.
Os novos lançamentos "Brasil Aventura 2 e "Fazendas: Grandes Casas Rurais do Brasil permitem verdadeiras viagens.
No primeiro caso, além do livro, a Terra Virgem Editora oferece um guia para dirigir os viajantes pelos dez destinos enfocados.
O livro, em edição bilíngue, português e inglês, investe em lugares cujo principal atrativo, mas não exclusivo, é a aventura.
"Brasil Aventura 2 tem a autoria da jornalista Ana Augusta Rocha e do fotógrafo Roberto Linsker. Além desses dois, outros se encarregam de partes dos textos e das imagens apresentadas.
Entre aqueles, destaca-se o da antropóloga Silvia Caiuby Novaes. Nele, ela analisa os índios brasileiros, buscando desmistificar a sua imagem.
O livro será lançado hoje a partir das 19h no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (av. Europa, 158, Jardim Europa).
Destinos
Na Região Norte, a pequena São Miguel da Cachoeira (AM) mostra o contraste entre a selva amazônica e a montanha mais alta do Brasil, o pico da Neblina, com 3.014 metros de altura.
Abrolhos
A 75 km da costa brasileira, o arquipélago de Abrolhos (BA) completa o passeio da obra pela região. As cinco ilhas formadas sobre uma antiga região vulcânica têm nos corais e nos peixes que ali se refugiam sua maior atração.
A área protegida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) também serve de abrigo para diversas aves migratórias e baleias.
Na região Centro-Oeste, o encontro entre água e rocha faz da chapada dos Veadeiros (GO) uma viagem inesquecível em meio a cachoeiras e cânions.
Sudeste
Na mesma linha, a serra do Cipó é apresentada como um paraíso para os ecoturistas, que se aventuram por suas trilhas antes desbravadas pelos tropeiros nas montanhas de Minas.
Preservada graças a presença do presídio, a ilha Grande (RJ), com mais de cem praias, mistura montanhas e mar.
Não menos impressionante são as ruínas do Instituto Penal Cândido Mendes e do antigo lazareto -edifício usado para quarentena de pessoas com suspeita de doenças contagiosas.
No interior de São Paulo, o Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) soma a vegetação da Mata Atlântica com a beleza das milhares de cavernas que fazem a fama do local.
A cidade de Iporanga conserva, em azulejos decorados e várias edificações, uma religiosidade que pode parecer fora do lugar nos dias de hoje.
No mundo dos esportes radicais, descer as corredeiras do rio Betari sobre câmaras de pneus permanece uma receita certa para muita emoção.
Na serra que separa o litoral do planalto paranaense, o maciço do Marumbi apresenta-se como permanente desafio aos alpinistas, mas não só a eles.
Viajantes menos aventureiros podem usar a estrada de ferro Curitiba-Paranaguá, inaugurada em 1885 com 110 km, 30 pontes suspensas e 13 túneis.
Sul
No extremo sul do país, a restinga da lagoa dos Patos (RS) apresenta um dos mais inusitados espetáculos do Brasil.
Entre a lagoa e o oceano Atlântico, a restinga é um enorme areão que ganhou o apelido de "estrada do inferno e só recebeu asfalto nos últimos anos.
Nela se encontram casas antigas cujos vigamentos de pinho-de-riga lembram o madeiro de antigas caravelas que podem ter naufragado na região.
Mas seu maior espetáculo é a fauna: de aves migratórias que aproveitam o alimento farto às lontras e ovelhas.

Título: Brasil Aventura 2
Preço: R$ 80 (livro e guia)

Texto Anterior: Viagem começa nas prateleiras da videolocadora
Próximo Texto: 'Fazendas' motiva viagem ao passado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.