São Paulo, quinta-feira, 9 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sicília cativa e desconcerta seus visitantes

ROGÉRIO C. DE CERQUEIRA LEITE
DO CONSELHO EDITORIAL

Há uma característica única na Sicília, que não será encontrada em nenhum outro canto da Terra. Refiro-me à diversidade cultural.
Na Sicília estão concentrados, em pouco mais de meia dúzia de sítios arqueológicos, monumentos gregos dóricos, jônicos e coríntios, com igual abundância àquela da própria Grécia.
Lá serão encontrados exemplos de arquitetura romana que emulam os da Itália.
As catedrais bizantinas de Monreal e Cefalu e a capela do Paladino rivalizam, quanto ao esplendor de seus mosaicos, com aquelas da obra magna de Bizâncio -que é a catedral Santa Sofia em Istambul.
Lá está uma respeitável coleção de pinturas dos séculos 17 ao 19, em museus infelizmente não muito bem conservados.
Arquitetura
A arquitetura católica pré-gótica (dita românica) está bem representada, pois foi introduzida pelos governantes normandos.
E, embora absurdamente desfigurada pela tirania espanhola, resíduos de arquitetura árabe ainda podem ser encontrados.
E tudo isto intermediado por uma natureza diversificada e voluptuosa. Vulcões, praias, rochedos magníficos.
Variedades
O choque para o visitante é a desarticulação que essa variedade imensa provoca. Estamos acostumados a procurar culturas ou paisagens, manifestações históricas específicas.
Vamos à Grécia para ver arquitetura, arte, culturas gregas. Vamos à Turquia para conhecer Bizâncio e talvez um pouco do mundo islâmico.
Na Sicília estamos na Grécia, em Roma, em Bizâncio, na Idade Média européia, um pouco por toda a parte. É isso que é tão desconcertante. E tão cativante.

Texto Anterior: Agrigento tem intelecto pra dar e vender
Próximo Texto: Programas custam a partir de US$ 504
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.