São Paulo, sexta-feira, 10 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carlini manda recolher droga

AURELIANO BIANCARELLI
DO ENVIADO ESPECIAL

A Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária determinou ontem o recolhimento de toda a melatonina que vem sendo comercializada no país por importadores e farmácias. A secretaria considera que não há estudos que provem a eficácia desse produto.
"Não podemos permitir que a população seja enganada por modismos empurrados por oportunistas", disse o secretários Elisaldo Carlini. Segundo ele, a melatonina é um hormônio produzido pelo organismo com função ainda não definida pelos pesquisadores.
O similar sintético vem sendo vendido como capaz de regular o sono, aumentar a energia, evitar doenças e retardar o envelhecimento. Nos EUA, o produto foi registrado pelo FDA -órgão que regula remédios e alimentos- como complemento alimentar. "O próprio FDA está revendo esse enquadramento", disse Carlini.
Segundo ele -que também é professor de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo-, estudos feitos até agora mostraram que a melatonina pode ter algum efeito regulador do sono em pessoas perturbadas pelo fuso horário.
Trabalhos também mostram que a droga pode ser eficaz para determinadas pessoas em depressão. "Mas ainda não há estudos convincentes", diz Carlini.
(AB)

Texto Anterior: Registrar remédio novo fica 10 vezes mais caro
Próximo Texto: Salgueiro abre quadra para ensaios em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.