São Paulo, sábado, 11 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Inauguração de 'megatemplo' deve reunir 30 mil

DA REPORTAGEM LOCAL

Será inaugurado hoje, às 9h, o megatemplo "Solo Sagrado do Brasil", próximo à represa de Guarapiranga (zona sul de São Paulo). O templo, da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, foi construído num terreno de 327 km2 (o equivalente a 45 campos de futebol), às margens da represa.
Cerca de 750 ônibus devem transportar os membros da Igreja Messiânica para a inauguração do templo hoje. São esperadas 30 mil pessoas no evento. O transporte dos messiânicos terá acompanhamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que montou um esquema especial para o trânsito nas vias de acesso à região da Guarapiranga.
No local, há uma torre de 71 metros de altura, que simboliza o elo de ligação entre o céu e a terra. Segundo o projeto, a torre fica no mesmo nível da avenida Paulista (região central).
O espaço vai contar ainda com jardins, praças, lagos, cortinas d'água e bosques. O objetivo é que o Solo Sagrado sirva como local para a meditação.
O templo terá ainda uma nave (local de culto) de 7.000 metros quadrados e capacidade para receber cerca de 20 mil pessoas.
Segundo o ministro (equivalente a padre) Walter Gruzzi, 44, engenheiro responsável pela torre, não haverá cadeiras sobre o piso de granito e os membros da igreja assistirão aos cultos em pé.
As obras começaram em 1990 e a estimativa é que os custos cheguem a US$ 15 milhões. A verba foi conseguida, segundo a igreja, com doações espontâneas dos 250 mil membros.
Anteontem, aconteceu uma prévia da inauguração, com culto religioso durante a noite reunindo os membros da igreja.
O Solo Sagrado do Brasil estará aberto ao público a partir do dia 19, domingo, entre 7h30 e 16h.
Fundação
A Igreja Messiânica Mundial foi fundada em 1935, no Japão, por Mokiti Okada, chamado de Meishu-sama (senhor da luz). Atualmente, a líder mundial é sua filha, Kyoshu-sama (terceira líder).
Os messiânicos consideram a miséria, a doença e o conflito os três principais males da humanidade, que devem ser eliminados na construção da sociedade ideal.
Os membros da igreja são orientados a frequentar exposições de arte e buscar a verdade, a virtude e a beleza. A igreja também mantém cursos de trabalhos manuais como cerâmica e batique (processo manual de impressão de tecido).
Apenas dois símbolos são adorados pelos messiânicos: a imagem do fundador da igreja e um ideograma japonês que representa a religião.
Seu principal ritual é o "johrei" (purificação do espírito). No ritual, dois messiânicos fazem uma reverência com uma das mãos levantadas, de frente um para o outro durante cinco minutos, mais dez minutos de costas e novos cinco minutos de frente.
Os ministros (equivalente a padre) podem se casar. Os templos podem ser frequentados diariamente, mas a realização de cultos acontece uma vez por mês.

SOLO SAGRADO DO BRASIL - av. Jaceguai, 6.567, Guarapiranga.

Texto Anterior: Internet traz informações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.