São Paulo, sábado, 11 de novembro de 1995 |
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Cresce diferença entre preços em supermercado
MARIJÔ ZILVETI
Há algumas semanas essa dispersão -diferença entre o menor e o maior preço registrada para o mesmo produto de um supermercado para outro- era de até 150%. Na primeira semana de novembro está em 219%. Antes do Plano Real, a dispersão chegava a 600%. Entre os produtos que estão com a maior dispersão está o biscoito, que tem como matéria-prima básica o trigo. O aumento na indústria decorre da valorização do trigo na roça, onde o cereal ficou 13% mais caro nos últimos 30 dias. O aumento desta dispersão é normal nos períodos de repasse de preços das indústrias, uma vez que os consumidores podem encontrar estoques antigos num estabelecimento e produto novo em outro. Na primeira semana de novembro os supermercados de São Paulo reajustaram seus preços em 0,31%. A taxa ficou abaixo do 1,56% de aumento registrado na última semana de outubro. Esse é o quarto aumento consecutivo no setor, que acumula alta de 4,65% nos últimos 30 dias. Os hipermercados corrigiram os preços em 0,36%, em média, no início de mês, após queda de 1,12% no final de outubro. Em 30 dias o aumento acumulado é de 2,19%. Os dados são do Datafolha, que pesquisa preços em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo. A pesquisa abrange cem itens, nos setores de alimentação, higiene e artigos de limpeza. Os aumentos da semana nos supermercados se concentraram mais nos produtos industrializados. As massas subiram 2,5%, e os produtos de higiene, 1,4%. (MZ) Texto Anterior: Sobe venda de perecível em supermercado Próximo Texto: Mesbla decide adequar produtos a faixas de preços mais baixas Índice |
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