São Paulo, sábado, 11 de novembro de 1995
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Cresce diferença entre preços em supermercado

MARIJÔ ZILVETI
DA REDAÇÃO

Os recentes repasses das indústrias para os supermercados estão não só alterando os valores dos produtos nas prateleiras, como também aumentando a dispersão de preços entre estabelecimentos.
Há algumas semanas essa dispersão -diferença entre o menor e o maior preço registrada para o mesmo produto de um supermercado para outro- era de até 150%. Na primeira semana de novembro está em 219%. Antes do Plano Real, a dispersão chegava a 600%.
Entre os produtos que estão com a maior dispersão está o biscoito, que tem como matéria-prima básica o trigo. O aumento na indústria decorre da valorização do trigo na roça, onde o cereal ficou 13% mais caro nos últimos 30 dias.
O aumento desta dispersão é normal nos períodos de repasse de preços das indústrias, uma vez que os consumidores podem encontrar estoques antigos num estabelecimento e produto novo em outro.
Na primeira semana de novembro os supermercados de São Paulo reajustaram seus preços em 0,31%. A taxa ficou abaixo do 1,56% de aumento registrado na última semana de outubro.
Esse é o quarto aumento consecutivo no setor, que acumula alta de 4,65% nos últimos 30 dias.
Os hipermercados corrigiram os preços em 0,36%, em média, no início de mês, após queda de 1,12% no final de outubro. Em 30 dias o aumento acumulado é de 2,19%.
Os dados são do Datafolha, que pesquisa preços em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo. A pesquisa abrange cem itens, nos setores de alimentação, higiene e artigos de limpeza.
Os aumentos da semana nos supermercados se concentraram mais nos produtos industrializados. As massas subiram 2,5%, e os produtos de higiene, 1,4%.
(MZ)

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