São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 1995 |
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Danone ganha faixa vermelha no logotipo
SUZANA BARELLI
Fátima de Jesus Marques, diretora de marketing da LPC (companhia proprietária da Danone no Brasil), diz que a empresa tem a preocupação de investir sempre em publicidade para garantir que os consumidores relacionem a marca como um produto presente no seu dia-a-dia. Fátima não revela, no entanto, quanto a empresa gasta para manter a marca tão presente na memória do consumidor. Pelo segundo ano consecutivo, a marca Danone é a mais lembrada pelos consumidores, quando se fala em iogurte, segundo o levantamento realizado pelo Datafolha para o Top of Mind. Outros produtos fabricados pela empresa e relacionados à marca Danone, como o Dan'up e o Danoninho, ocupam o quarto e o quinto lugares, respectivamente, entre as marcas que foram mais lembradas pelos consumidores brasileiros na pesquisa. A estratégia de marketing da companhia também prevê o lançamento de novos produtos da família Danone no Brasil. Esses investimentos ocorrem de acordo com o resultado de pesquisas que indicam as necessidades dos consumidores. Nos últimos 18 meses, a empresa colocou três novos produtos no mercado. O primeiro foi o Danoninho com ferro (nutriente que evita a anemia). Também foram lançados o suco de laranja integral -que, segundo a empresa, dura três semanas sem perder as características originais da fruta- em caixinha e o iogurte batido com mel. O Danoninho, segundo a diretora de marketing da empresa, foi lançado após pesquisa científica, que teve o patrocínio da Danone. O resultado provou a necessidade de dar às crianças mais produtos que contenham ferro, o que motivou o lançamento dessa nova variedade do produto. O lançamento do iogurte batido com mel teve o objetivo de atender aos consumidores adultos. Busca atingir as pessoas preocupadas em obter uma alimentação mais balanceada. "Procuramos ter produtos segmentados, para as crianças, jovens e adultos", diz a diretora de Marketing da LPC. Fátima acrescenta que a Danone também trabalha para desenvolver o hábito de se consumir iogurte cotidianamente. A Danone foi a empresa que trouxe o conceito de iogurte industrializado para o país. "O iogurte com polpa de fruta, lançado há 25 anos no Brasil, revolucionou o hábito de consumo no mercado brasileiro", diz a diretora de marketing. Seguindo essa linha de diversificação de sua linha de produtos, continua Fátima, a empresa lançou o Danoninho, o Dan'up e os iogurtes diets, durante a sua atuação no Brasil. Fátima avalia que a maior estabilidade econômica, a partir do segundo semestre do ano passado, quando entrou em vigor o Real, está trazendo mais espaço às marcas, que sempre se ocuparam em investir no desenvolvimento de seus próprios mercados. O consumo de iogurte cresceu com a nova moeda, apesar de a empresa não divulgar os percentuais de ganho de mercado por "questões estratégicas". "As pessoas perceberam que o iogurte não é tão caro como pensavam e passaram a comprar. As empresas que investem na marca foram mais reconhecidas com o plano econômico", considera a diretora de marketing. Texto Anterior: Empresa vai trazer o cantor Elthon John Próximo Texto: Maguary diversifica Índice |
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