São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 1995
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Volks aumenta produção e reduz preço de carro

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Aumento da produção e redução de preços. Essas foram as armas da Volkswagen para manter a liderança, em 95, no ranking das montadoras brasileiras de veículos.
Além de campeã de vendas, a Volks também é a marca mais lembrada pelo consumidor pelo quinto ano consecutivo na pesquisa Top of Mind.
Para 34% das pessoas ouvidas pelo Datafolha, a primeira marca que vem à cabeça quando se fala em carro é Volkswagen. A GM/Chevrolet foi a primeira marca lembrada por 27% dos entrevistados.
O modelo de carro mais lembrado é o Gol, da Volks, com 9% das respostas.
A Volkswagen vai fechar o ano com 567 mil veículos vendidos, 23,2% mais do que os 460 mil atingidos em 94.
A participação de mercado da marca sobe de 32%, em 94, para 35% este ano.
Para vender mais, a Volkswagen decidiu produzir mais. A média de produção em 94 foi de 1.873 carros/dia. No mês passado, foram produzidas 2.476 unidades/dia, 32% a mais.
"Foi um aumento corajoso", avalia Luiz Muraca, gerente de Vendas e Marketing da Volks.
Ele lembra que os concorrentes -Ford, GM e Fiat- deram férias coletivas de até 20 dias aos funcionários durante o mês de julho. A Volkswagen, afirma Muraca, continuou a produzir, apesar da queda de vendas registrada a partir de maio.
Resultado: em julho, 41% dos carros vendidos no país foram fabricados ou importados pela Volkswagen.
Preço mais baixo
O outro lado da estratégia foi o "realinhamento" de preços. Muraca dá como exemplo a Parati CL 1.6. Em julho de 94, custava R$ 14.100,00. Em setembro deste ano, era vendida por R$ 14.290,00. Como a inflação do período foi de 35%, a Parati deveria estar custando R$ 19.035,00. "Ou seja, houve redução de quase R$ 5.000,00", diz.
A estratégia também foi fundamental para aumentar a venda dos importados, mesmo após o aumento da alíquota do Imposto de Importação para 70%.
Apoiada em um agressivo esquema de marketing, a montadora promoveu descontos e financiou a juros baixos o seu estoque de importados.
Em setembro e outubro, a Volkswagen vendeu 12.710 Golf, 30% de tudo o que vendeu no ano (42.499 unidades). Conseguiu até superar, nos dois meses, o Tipo, da Fiat, como o importado mais vendido do país.

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