São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 1995
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US Top conserva a imagem sem anunciar

DA REPORTAGEM LOCAL

Quando se pensa em jeans, a US Top é a primeira marca que vem à cabeça dos entrevistados pelo Datafolha para o Top of Mind.
A que se deve essa lembrança, já que a empresa não faz publicidade há nada menos que quatro anos?
"Qualidade, popularidade e preço baixo", responde Rui Porto, gerente de comunicação e mídia da São Paulo Alpargatas, fabricante da US Top.
Qualidade, porque o jeans utilizado é o mesmo das roupas de grife, como Forum, Zoomp ou Dijon: o tecido produzido pela própria São Paulo Alpargatas.
Popularidade, porque a primeira calça de jeans fabricada no Brasil, em 1972, foi a da marca US Top. Aquela que "desbotava e perdia o vinco", bem ao gosto dos jovens dos anos 70.
Preço, porque custa menos que outras marcas, mesmo algumas das mais populares.
"É a melhor calça que se pode comprar pelo preço que custa", diz Porto. E acrescenta: "Tem ainda a qualidade do corte da São Paulo Alpargatas".
Segundo Porto, a empresa ganha na escala, ou seja, no volume de vendas, e não na margem de lucro por peça.
Por isso, o jeans US Top é comercializado quase que exclusivamente para atacadistas e distribuidores, sempre em grandes quantidades.
"Quase não vendemos diretamente para as lojas", afirma o gerente da Alpargatas.
Porto lembra ainda que o sucesso da US Top deve-se também ao fato de ela ser uma marca "sem preconceitos", "que não tem a pecha de brega".
"É como as sandálias Havaianas, que são usadas pela faxineira, para o serviço doméstico, e pela patroa, para ir à praia; ou como as canetas Bic, usadas por todos, sem distinção de classe social," diz ele.
Para Porto, o Plano Real foi extremamente benéfico para todas as marcas mais populares, entre elas a US Top.
"Embora a classe média tenha tido seu rendimento achatado, não há como negar que a população de baixa renda aumentou seu poder de compra com o fim da inflação alta, que corroía seu salário ao longo do mês. Com isso, os produtos de menor preço passaram a vender mais", diz ele.
Prova disso é que aumentou a quantidade de falsificações do produto, apesar do seu baixo valor unitário.
"Temos um departamento jurídico bastante atuante, que busca acabar com as falsificações das calças US Top em todo o Brasil", diz Porto.
Segundo ele, essa é hoje a única estratégia utilizada pela São Paulo Alpargatas para defender a marca.
"Não há previsão ou planos de mudança no sistema de fabricação e comercialização, nem intenção de voltar a utilizar a propaganda como meio de aumentar as vendas." Afinal, elas vão muito bem sem nada disso.
Mas a empresa não revela números, nem da participação de seus produtos no mercado nem do volume de vendas. É uma questão de estratégia.

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