São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Sistema produz radiografias instantâneas

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os computadores estão se tornando ferramentas tão essenciais na medicina como o bisturi.
A Polaroid é uma empresa que decidiu investir nessa área. Conhecida no mercado de fotos instantâneas, há dois anos montou sua divisão de imagens de alta resolução.
O primeiro produto dessa divisão foi o Helios 1.417, um equipamento para impressão digital de radiografias.
"A grande vantagem do Helios sobre os sistemas convencionais é que ele dispensa a revelação", diz Carlos Alberto Julio, presidente da Polaroid.
O sistema dispensa a utilização do filme de haleto de prata e do processamento químico, eliminando também o descarte de resíduos químicos tóxicos.
"Em menos de 90 segundos o médico já tem a radiografia. Além disso, o sistema dispensa o investimento e a manutenção de câmaras escuras para revelação. O Helios gera chapas mais consistentes que as do sistema convencional", afirma Julio.
O Helios pode ser ligado a qualquer aparelho médico que gere imagens em monitor (como equipamentos computadorizados para radiografia, tomografia ou ultra-sonografia).
A imagem é capturada por um microprocessador embutido no equipamento, impressa a laser em um filme especial da Polaroid e armazenada em um disco rígido.
A definição da imagem na chapa é de 4.000 pontos por polegada, quatro vezes maior que a gerada em sistemas convencionais, segundo Julio. O aparelho produz transparências em negativo ou positivo de 14 x 17 polegadas.
O sistema Helios foi lançado no Brasil há pouco mais de um mês. Um aparelho foi comprado pela Unidade de Radiologia Paulista.
O preço do equipamento pode variar de US$ 40 mil a US$ 100 mil, dependendo da configuração.

ONDE SABER MAIS
POLAROID: tel. (011) 288-6521; VÍDEO ENGENHO E ARTE: tel. (011) 543-9393; APLACOM: tel. (011) 884-1840.

Próximo Texto: Soft simula cirurgia plástica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.