São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Máquinas maquiadas

MARIA ERCILIA
DA FOLHA ONLINE

E dá para falar no computador daquele jeito? Depois que a cigana da novela apareceu passeando pra lá e pra cá no quarto e batendo o maior papo pela Internet, essa foi a pergunta da semana.
É totalmente possível sim. Com um programa chamado I-Phone, dá para manter uma conversa bem razoável com gente na Austrália, no Japão, no vizinho... Não é aquela beleza que apareceu na TV. Recomenda-se falar perto do microfone e a maioria dos programas é half-duplex. Ou seja, fala um de cada vez, que nem rádio. Há um pequeno atraso na voz também. Na TV parecia uma teleconferência de executivos, de tão impecável.
E daí? Novela é assim mesmo. Tem acidente de carro que desafia as leis da física, cenários que parecem tudo menos casa onde gente mora, penteados que não dá para acreditar.
Por que ia ter um computador cheio de letrinhas verdes que dá pau o tempo todo, com um modem que dá estertores de gato agonizando? Tinha que dar uma glamourizada mesmo.
Computador é provavelmente o utensílio menos sexy e fotogênico que existe. Quase sempre de um cinza/bege indefinido, a tela não fotografa bem, o som que sai dele não é grande coisa, nunca se sabe quando vai funcionar direito. Aliás, entre todas as máquinas que se pode comprar hoje em dia, é a que pior funciona.
O resultado é que ainda vamos ver muito computador maquiado na TV e no cinema. Como levar um roteiro adiante com um personagem naquela lama de configurações de modem, sujeira na linha etc.? Para filmar uma verdadeira sessão na Internet, do jeito que é hoje, com todas as inconveniências, só se for uma comédia.
Mas interneteiro é chato mesmo. Entrou computador em cena, já está achando defeito. Tem coisa melhor que apontar os erros alheios? Eu me diverti muito mais lendo os comentários no grupo de discussão soc.culture.brazil sobre "Explode Coração" que assistindo a própria. Inclusive sugiro a criação de um grupo rec.novela.internet.br só para acompanhar a "Explode Coração" (não confundir com a outra novela, aquela da inauguração do acesso à Internet via RNP).
Por exemplo, naquele filme "A Rede", que até é simpático:
a) Alguém já viu vírus que funciona em qualquer plataforma?
b) E aqueles computadores Macintosh, com uma interface indefinida, que parecia um pouco com X-Windows, mas Mac não era?
c) Quanto aos silenciosos modems que nunca falham, nem precisa comentar.
d) Brincar de esconde-esconde na Internet ainda não é possível.
e) Não tinha uma versão mais nova de "Wolfenstein"?
Se você notar mais alguma coisa em "A Rede" ou em "Explode Coração", mande um mail para o endereço abaixo. Estou colecionando.
É demais
Agora, cá entre nós, a novela não forçou a barra com aquela história de "Conexão Tóquio" e luzinhas vermelhas piscando? Computador não é aeroporto...

O e-mail de NetVox é netfolha sol.uniemp.br
Endereços:
alt.fan.sandra-bullock - Grupo dos fãs da estrela de "A Rede"
http://www.vocaltec.com - endereço do I-Phone, o programa para "telefonar" sem pagar tarifa internacional pela Internet
http://www.sony.com - No endereço da Sony você encontra a página do filme "A Rede"
http://www.telescape.com - A Telescape começa a distribuir em breve um programa similar ao I-Phone, mas que também envia imagens junto com a voz.
http://www.ikon.com/digiphone - programa similar ao I-Phone

Texto Anterior: Parlapatões levam a rua para o Brincante
Próximo Texto: netnotas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.