São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cravista Roberto de Regina lança CD triplo com concertos de Bach

WILLIAM LI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Acaba de ser lançado pelo selo Paulus a integral dos "16 Concertos para Cravo Solo", de diversos autores transcritos por Bach, em CD triplo, na interpretação de Roberto de Regina.
Ele nos conta que, querendo ouvir uma gravação desses concertos, constatou que não havia nenhuma, após pesquisar em lojas européias. É realmente curioso que cravistas do porte de Gustav Leonhardt não tenham se interessado por essas magníficas transcrições, verdadeiras miniaturas de "concerti grossi" de Vivaldi e outros.
Foi aí que, pela primeira vez, a orquestra é reduzida para cravo, que usa de todos os seus matizes, ornamentos, os dois teclados, e os diversos registros e timbres para reproduzir a imponência de um "concerto grosso".
Trata-se de obras dificílimas de serem executadas, com rápidas mudanças entre o "concertino" e os "tutti": na primeira parte o cravo deve imitar um grupo de instrumentos solistas ou apenas um, e no "grosso"(ou "tutti") soar como uma orquestra inteira.
E este lançamento não poderia ser mais oportuno, pois deleitará tanto o amante de Bach quanto o de Vivaldi, bem como aos de cravo em geral. À simplicidade da escritura de Vivaldi, Bach acrescenta os intrincados ornamentos franceses e a polifonia alemã.
E Roberto de Regina não fica aquém das dificuldades da partitura. Os concertos soam de maneira espontânea, fluente e equilibrada, como se fosse muito natural que um só cravo fizesse o papel de uma orquestra inteira.
Roberto de Regina foi o introdutor do cravo no Brasil que, na década de 60, dada a impossibilidade de se obter um cravo no país, foi estudar com Frank Hubbard nos EUA.
Confesso seguidor da escola francesa, seu estilo é requintado, ornamentado, semi-improvisado, e faz uso até do rubato.
Gerações de cravistas estudaram com ele, e é graças a ele que vários jovens brasileiros puderam ter um instrumento para praticar.
Seu cravo é uma réplica de um modelo francês Taskin de dois teclados do século 18. Esta gravação dos "16 Concertos de Vários Autores" na transcrição de Bach é certamente um dos melhores lançamentos deste fim de ano.

Obra: Johann Sebastian Bach-16 Concertos para cravo solo
Intérprete: Roberto de Regina
Selo: Paulus
Informações: (011) 571-9416

Texto Anterior: Saxofonista brasileiro Ivo Perelman se destaca nos Estados Unidos
Próximo Texto: Grupo Big Moutain mistura pop e "reggae de raiz" em novo disco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.