São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

'Protocolo Verde' defende meio ambiente

DA FOLHA SUDESTE

O presidente Fernando Henrique Cardoso lançou ontem oficialmente o "Protocolo Verde", instrumento que vai condicionar o acesso a financiamentos oficiais apenas aos projetos que não trouxerem prejuízos ao ambiente.
A idéia do protocolo é só emprestar dinheiro a quem respeitar os padrões ambientais. Os bancos oficiais também só vão liberar recursos para pessoas físicas ou jurídicas que não tiverem dívidas com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).
Os devedores terão seu nome incluído no Cadin (Cadastro de Inadimplentes), do Banco Central, o que os impedirá de concluir qualquer transação com o governo.
Segundo o presidente do Ibama, Raul Jungmann, só o Brasil e o Canadá têm legislação semelhante no âmbito governamental. Nos demais países, a iniciativa é das entidades financeiras privadas -como é o caso do Bird (Banco Mundial) e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que só fazem empréstimos dentro de padrões de controle ambiental.
As novas regras valem para o Banco do Brasil, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Banco da Amazônia, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

Texto Anterior: Escola fica fora de reforma no ensino de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.