São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 1995
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Campanha quer afastar cigarro de crianças

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

A indústria brasileira de fumo vai lançar uma campanha publicitária defendendo que menores de idade não possam fumar. Em julho, a Philip Morris, que comercializa a marca Marlboro, iniciou campanha semelhante nos EUA.
No Brasil, Philip Morris e Souza Cruz, líder do mercado, negociam para que a campanha seja lançada de forma institucional, pela Abifumo (Associação Brasileira da Indústria de Fumo).
Segundo a Philip Morris, a campanha deve ser lançada em dezembro. O diretor de marketing da Souza Cruz, Flávio de Andrade, prefere não falar em datas.
O objetivo por trás da campanha é marcar posição contra os militantes antitabagistas. Ao mesmo tempo em que defende que menores não fumem, defenderá também que os maiores de idade têm direito de optar pelo cigarro.
O espírito do slogan da campanha norte-americana, "a melhor maneira de manter a criança longe do cigarro é manter o cigarro longe da criança", será repetido no Brasil, segundo o diretor de assuntos corporativos da Philip Morris no Brasil, Gilberto Galan.
"Fumar é um ato de adulto", disse Andrade, para quem chegou a hora de a indústria de fumo mostrar seus pontos de vista.
"O cigarro tem uma série de controvérsias e pode estar sujeito a ataques, mas a indústria não é irresponsável", disse Galan.
Entre as medidas da campanha, no Brasil, está evitar a distribuição de amostras de cigarros em locais em que seja permitida a presença de menores.
Também não serão usadas em propaganda personalidades que tenham grande apelo para o público infantil. Galan citou como exemplo a apresentadora de TV Xuxa.
Não haverá também, segundo o executivo, nenhum tipo de promoção destinada a menores.
Além disso, diz Galan, a Philip Morris só vai iniciar a propaganda na TV depois das 21h30.

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